Exposição Pimenta do Reino celebra o legado de Sérgio Pimenta

12 de novembro de 2025 | Cultura Chancelaria Instituto Destaque

Já está aberta ao público a exposição Pimenta do Reino, no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), em São Paulo. A mostra, uma parceria entre CHCM e MackPlay, presta homenagem a Sérgio Pimenta – compositor, arranjador, intérprete e uma das figuras mais marcantes da música cristã brasileira – revelando diferentes facetas de sua trajetória e de sua contribuição artística e espiritual.

A exposição, fruto de uma parceria entre o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e a família do artista, propõe uma imersão sensorial e interativa. Fotografias, manuscritos, gravações raras e objetos pessoais compõem um percurso afetivo que refaz os caminhos criativos de Pimenta, autor de mais de 300 músicas gravadas e cerca de 500 composições estimadas.

Durante a abertura da mostra, familiares do homenageado, autoridades do Mackenzie e músicos amigos de Pimenta se reuniram para lembrar de suas boas histórias.

“Ele era uma pessoa querida e dedicada. Tive o privilégio de encontrá-lo durante a preparação de um trabalho de música brasileira. Ao chegar à igreja, no Rio de Janeiro, eu o conheci com um jeito tímido, cantou para mim algumas canções e perguntei se ele tinha mais, então ele me entregou uma fita K7 com cerca de 30 músicas. Pensei: esse artista merecia um disco só dele”, lembrou o músico Guilherme Kerr, parceiro de longa data de Pimenta.

Anos de trabalho conjunto depois, Kerr pôde conhecer e se aproximar do colega de palco. “Sérgio estudava o dicionário em busca de novas palavras e rimas. Sua música sempre teve requinte e criatividade”, adicionou.

Kerr lembrou que muitas vezes, em turnês, Pimenta acordava cedo para correr e Guilherme o acompanhava. Os amigos combinavam de trilhar cerca de 5km juntos. “Por volta do quilômetro quatro eu começava a me cansar e Sérgio dizia para eu seguir que faltava apenas um. Até hoje, quando saio para correr e penso em desistir em algum trecho, lembro-me de sua voz dizendo para seguir. Ele era, em todos os sentidos, um encorajador”, contou.

O presidente do IPM, reverendo Cid Caldas, destacou a sintonia entre a vida e a obra de Pimenta e os valores mackenzistas. “Em nossa história, temos inovação e tradição – saber de onde viemos, onde estamos e para onde vamos. Ouso dizer que Sérgio era um mackenzista em essência, porque buscava sempre qualidade e aprimoramento. Tinha fé e dedicação em tudo o que fazia. Esta exposição é fruto da generosidade de muitos, especialmente de sua família”, afirmou.

Cid ressaltou ainda dois aspectos marcantes de celebrar o legado de Pimenta. “Ele faleceu em 1987, nós estamos em 2025, de repente a gente revisita a nossa própria história e a de uma pessoa que marcou indelevelmente a vida de milhões. Essa exposição é pequena, mas é sensível para a família e para todo mundo que tem a oportunidade de visitar. Ela nos permite ver a qualidade daquilo que um gênio musical produziu num ambiente evangélico”, pontuou ele.

Para a curadora do CHCM, Luciene Aranha, a mostra não apenas homenageia o artista, mas também convida o público a experimentar sua obra de forma viva e participativa. “É uma experiência sensorial e interativa, que permite conhecer a profundidade de sua criação e o impacto de sua fé na arte”, disse.

Já o diretor de Administração do IPM e coordenador do CHCM, Eduardo Abrunhosa, compartilhou lembranças pessoais, dizendo que chegou a Cristo dormindo nos bancos da igreja, durante o intervalo das aulas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Passei a conhecer as canções ali, e uma que carrego até hoje comigo diz assim: Só quem sofreu pode avaliar quem sofreu, pode se identificar, pode ter o mesmo sentir, só quem sofreu tem palavras de puro mel”, rememorou ele a respeito da canção de Pimenta.

De acordo com Abrunhosa, poesias como essa e outras que emanavam do coração e da mente genial de Sérgio, quando cantadas e declamadas, preenchem vazios. “Atribuem a Fernando Pessoa uma das melhores definições de saudade, que seria ‘a firme presença da ausência’. Ao relembrá-lo, garantimos que Pimenta nunca seja esquecido”, completou.

A cerimônia de abertura contou, ainda, com a presença de Rogério Martins, superintendente Comercial e de Marketing do IPM, estrutura sob a qual se encontra o MackPlay. Ele destacou o caráter inspirador da obra de Pimenta, assinalando que “a arte feita com coração e propósito se torna extensão do amor divino”.

Emocionada, Sônia Pimenta, viúva do compositor, agradeceu as homenagens. “Em nome da família, quero agradecer por tudo o que está acontecendo aqui. Estamos muito tocados com o carinho e as surpresas preparadas pelo Mackenzie”.

A exposição Pimenta do Reino é um tributo à arte feita com fé, sensibilidade e propósito, um convite a revisitar um dos nomes mais importantes da música cristã brasileira e a redescobrir a beleza de sua mensagem.

Conheça mais sobre a vida e a obra de Sérgio Pimenta em: www.sergiopimenta.art.br

Serviço
Exposição Pimenta do Reino – o legado de Sérgio Pimenta
Local: 
Centro Histórico e Cultural Mackenzie, prédio 01, campus Higienópolis do Mackenzie. Rua Maria Antônia, 307
Visitação: até 12 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 19h
Entrada: gratuita

Notícias Relacionadas

Alunos da Escola Estadual Capitão Sérgio Paulo Muniz Pimenta conhecem o Mackenzie

Visita antecedeu musical em homenagem a Sérgio Pimenta, que contou com a participação surpresa dos estudantes

Instituto

Major do Corpo de Bombeiros doa parte da arrecadação de seu livro ao HUEM

Obra foi lançada no alto da Torre Panorâmica de Curitiba; coordenadora de voluntariado do HUEM representou o hospital no evento

Hospital Paraná

Culto em Ações de Graças reúne comunidade acadêmica da UPM Alphaville

Celebração reforçou valores cristãos e agradecimento pelas bênçãos concedidas à instituição 

Vida com Deus

Com apoio da NASA, Mackenzie inaugura antena em rádio-observatório no Ceará

Novo equipamento proverá dados de referencial terrestre capazes de sustentar pesquisas em ciências da Terra, estudos climáticos e navegação por…

Pesquisa e Inovação

Mackenzie reúne gerações no campus Higienópolis para celebrar seus 155 anos de história

Mackenzistas puderam aproveitar programação dinâmica com suas famílias

Instituto

Culto em Ações de Graças ao Dia do Mackenzista abre celebrações pelos 155 anos

Com mensagens de fé e gratidão, a cerimônia destacou o legado cristão do Mackenzie e o compromisso contínuo com seus valores fundadores 

Chancelaria

Qual a sua relação com a corrida?

Corredores com diferentes histórias participaram da 3ª edição da MackRun, em São Paulo

Saúde e Bem-Estar

MackCast revisita a história de Cândido Rondon em episódio com Maurício Meneses

Episódio aborda a trajetória do Marechal Cândido Rondon e suas lições de humanidade e integração nacional 

Instituto

O Legado é Para Sempre: faça parte do Fundo de Bolsas Mackenzie

Conheça o programa que financia os estudos de quem mais precisaConheça o programa que financia os estudos de quem mais precisa

Instituto

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades