Hospital Evangélico Mackenzie realiza mutirão de atendimento contra câncer de pele
08 de diciembre de 2025 | Faculdade Paraná Hospital Paraná Destaque
O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) realiza no próximo sábado, dia 13 de dezembro, um grande mutirão contra o câncer de pele. A ação ocorre em razão do “Dezembro Laranja”, mês de conscientização e combate à doença, que terá atividades em todo o Brasil. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Mackenzie realizará um total de 200 atendimentos a pacientes que estão na fila de espera do SUS aguardando consulta com um especialista. O mutirão acontece no Ambulatório Unidade II da instituição, na Av. Cândido Hartmann, 510, Bigorrilho, das 7h30 às 15h30.
O HUEM disponibilizará 33 profissionais durante a ação, sendo 18 médicos, 4 pessoas da equipe de enfermagem e mais 11 colaboradores das equipes assistencial e administrativa. Na ocasião, será realizada a consulta inicial com um dermatologista e, caso necessário, será feita biópsia no paciente. O mutirão acontece também em outros pontos de Curitiba, totalizando mil atendimentos. O HUEM será a única instituição hospitalar a realizar a biópsia nos pacientes, a depender da avaliação médica.
Para a médica dermatologista do HUEM, dra. Michele Tokarski, o mutirão é importante para detectar precocemente uma eventual doença. “O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, e quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para que possamos reduzir o número de casos e, principalmente, evitar complicações graves”, completa a especialista.
Dados no Brasil e no Paraná
O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença representa cerca de 33% de todos os casos de câncer no país. Apesar disso, é também um dos mais fáceis de prevenir. Quando detectado cedo, tem altas chances de cura. A Estimativa 2023 de Incidência da doença no Brasil, do INCA, revela números surpreendentes. São esperados aproximadamente 220,49 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025.
De acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), no Paraná, de 2023 a 2025, são estimados 9.080 casos de câncer de pele não melanoma e 610 casos de câncer de pele melanoma. Em Curitiba, 1.400 casos de câncer de pele não melanoma e 110 casos de câncer de pele melanoma.
Melanoma, o câncer de pele mais agressivo
Há vários tipos de câncer de pele, entre eles os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. No entanto, o melanoma, que costuma ser o mais raro (cerca de 10% dos casos), é o tipo mais agressivo de câncer da pele. Em geral, ele tem a aparência de uma pinta, mas pode mudar de cor, tamanho e formato, e em alguns casos causar sangramento.
Quadros avançados podem provocar metástases (espalhamento do tumor para outros órgãos do corpo humano) e levar à morte. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. Ambos os tipos são tratados, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Notícias Relacionadas

Um Grito de Paz: Mackenzie Campinas realiza tradicional Cantata de Natal
Em parceria com a Prefeitura de Campinas, o evento marca a abertura das festividades natalinas da cidade
Universidade

Curso de Administração Mackenzie Alphaville é eleito o melhor da região pelo Guia do Estadão
Graduação obtém o selo pelo terceiro ano consecutivo e se consolida com padrão de excelência mackenzista
Universidade

Case de sucesso do HUEM em Pesquisa Clínica é apresentado no Conecta Saúde Summit 2025
Evento reuniu profissionais da saúde com o objetivo de compartilhar experiências e inspirar novas práticas que transformam o cuidado no setor
Faculdades

Professora da FEMPAR é homenageada como “médica destaque do ano” pela APM
Dra. Thelma Skare foi a primeira mulher a receber a honraria da Academia Paranaense de Medicina
Faculdades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa