
Felipe d'Avila palestra no encerramento da Business Week 2025
19 de mayo de 2025 | Universidade Campus Higienópolis Destaque
Na última sexta-feira, 16 de maio, o cientista político e candidato à presidência nas eleições de 2022, Felipe d’Avila, foi o palestrante no encerramento da Business Week, evento realizado pelo Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Empresa Júnior Mackenzie de Consultoria, que nesta edição teve como tema principal Inteligência Artificial: Impactos na Sociedade, nos Negócios e nos Profissionais.
Ao falar sobre os desafios de empreender no Brasil, d’Avila disse que o empreendedorismo é fruto da sociedade e do meio em que está inserido. Para ele, o empreendedor brasileiro encara um cenário com muitas barreiras e restrições, envolvendo legislação tributária e trabalhista, além da insegurança jurídica.
“Imagina começar o seu próprio negócio e ter problemas tributários, problemas trabalhistas, quando a energia tinha que ser gasta na criação, na inovação, no produto, em como ganhar mercado, mas existe uma burocracia gigantesca por trás”, apontou d’Avila.
Apesar das dificuldades, d’Avila reconheceu que “empreendedor é aquele que sempre vê oportunidades, mesmo em um cenário conturbado” e destacou as áreas promissoras para quem busca empreender. A primeira delas é o agronegócio, com grande competitividade no cenário internacional, pesquisas de longo prazo, processos modernos e de tecnologia.
Outra área é a da saúde, que segundo o cientista político, será cada vez mais customizada e com uma longa cadeia, incluindo nutrição, prevenção de novas doenças e população envelhecida. “Tudo isso trará muita inovação e a saúde será um campo extraordinário para empreender”, disse d’Avila.
A terceira área é a educação, pois “vivemos em uma era em que a educação não termina no dia em que o aluno termina o curso de graduação, é uma coisa contínua, vamos ter que nos educar e reatualizar o conhecimento o tempo inteiro, isso permite novos recursos para a inovação”, afirmou d’Avila.
O pró-reitor de Controle Acadêmico, Luiz Guilherme Dellore, representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, disse aos alunos presentes que “eventos como a Business Week buscam além do que, usualmente, temos em sala de aula para que vocês verifiquem na prática o que é visto na teoria. O encerramento desta manhã é mais uma oportunidade e tenho certeza de que as falas e reflexões serão muito úteis para a ponte entre a teoria e a prática”.
Participaram do encerramento o professor Nelson Fragoso, coordenador de extensão do CCSA, representando o diretor do CCSA, professor Claudio Parisi; e o reverendo Gildásio Barbosa, capelão universitário, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, responsável pelo momento devocional do evento.
Notícias Relacionadas

Mackenzie Alphaville promove XXIV Business Week com foco em inovação, carreira e Inteligência Artificial
Evento gratuito acontece de 05 a 07 de maio em Barueri e reúne especialistas para debater tendências do mercado, empreendedorismo e os impactos das…
----- Notícias

Fim da Reeleição? Entenda projeto que muda processo eleitoral no Brasil
Medida levanta debates sobre alternância de poder, governabilidade e o futuro das eleições no país
Direito

A grande reconfiguração: Fronteiras do Pensamento debate era da hiperconexão
Primeiro evento de 2025 contou com palestra de um dos maiores pesquisadores sobre comportamento humano e redes sociais
Atualidades

Como engenheiros podem contribuir para um mundo mais verde
Professores da Escola de Engenharia do Mackenzie explicam sobre iniciativas que contribuem com o meio ambiente
Universidade

Planejamento estratégico no futebol: CEO do Santos palestra no Mackenzie
Dirigente do Alvinegro da Baixada destaca importância de aplicar princípios administrativos no esporte
Atualidades

6º Prêmio de Educação Empreendedora – conheça os projetos campeões
Núcleo de Educação Empreendedora do Mackenzie premia cinco projetos de alunos
Eventos

Mackenzie Business Week: Com 180 anos de história, Lindt destaca inovação e crescimento no Brasil
Confira como foi o bate-papo multidisciplinar sobre a história de uma das marcas mais tradicionais do mundo do chocolate
Economia

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas promove Business Week de 2025
Abertura do evento contou com a presença do escritor Thenius Marinho
Eventos



