
Ética e respeito: o que move nossas relações no trabalho
11 de diciembre de 2025 | Cá, entre nós Destaque
A convivência em um ambiente de trabalho, especialmente em uma instituição complexa e diversa como a nossa, é pautada por mais do que apenas tarefas e horários. No núcleo de um clima organizacional saudável e produtivo estão dois pilares essenciais: a ética e o respeito.
Eles não são apenas conceitos abstratos, mas sim a base que sustenta a confiança, a colaboração e o sucesso de nossa missão acadêmica e social.
Conversamos com a Administradora de Recursos Humanos, Maria Thereza, que trouxe uma visão aprofundada sobre como esses valores impactam a rotina universitária e a importância de não os deixarmos apenas no papel.
"Muitas vezes olhamos para a ética como um conjunto de regras distantes, mas ela é viva. Ela é o filtro que usamos nas pequenas decisões diárias, quando escolhemos entre o que é mais fácil e o que é o certo. É garantir que o interesse coletivo prevaleça sobre o pessoal", explica a gestora.
A ética no trabalho se traduz em integridade, transparência e responsabilidade. Isso significa agir de forma justa, cumprir com os regulamentos do local e garantir que o interesse público e institucional sempre prevaleça sobre os interesses pessoais. Em nosso dia a dia, isso se manifesta no uso adequado dos recursos, na confidencialidade de informações e na imparcialidade em processos de avaliação.
Segundo Maria Thereza, a integridade é inegociável, mas caminha de mãos dadas com a forma como tratamos o outro.
“Não adianta sermos tecnicamente excelentes se falhamos no humano. A educação é a chave que destrava a inovação. Quando a dignidade de cada pessoa é reconhecida, independentemente do cargo, criamos um espaço seguro para ideias brilhantes surgirem.”
O respeito envolve uma comunicação educada e empática, ouvindo ativamente os colegas e evitando qualquer tipo de assédio. É reconhecer o esforço do outro e compreender diferentes perspectivas.
A gestora de Recursos Humanos alerta que os dois princípios não são responsabilidades exclusivas de uma área ou de um gestor, mas um compromisso coletivo. Embora a universidade ofereça canais e políticas, a prática depende de nós.
"Cada 'bom dia', cada feedback construtivo e cada atitude honesta ajuda a elevar o padrão da nossa instituição. Ao priorizar esses valores, reforçamos nosso papel como um ambiente de ensino e pesquisa que serve de exemplo real para a sociedade", conclui Maria Thereza.
Essas atitudes transformam o ambiente de trabalho em um lugar mais justo, produtivo e inspirador. A responsabilidade de construir essa cultura é de todos, garantindo que a excelência acadêmica caminhe lado a lado com a excelência humana.
Notícias Relacionadas

Cuidados com golpes digitais, boas práticas de senhas e segurança da informação
A tecnologia abriu muitas portas e facilitou diversas coisas no nosso dia a dia, mas também possibilitou uma nova e silenciosa ameaça. São cada vez…
Destaque

A importância de celebrar as pequenas conquistas
Não deixe pequenas conquistas passarem em branco, afinal, a nossa caminhada é feita através de degraus e fases
Cá, entre nós


O impacto do networking na vida profissional
Uma boa rede de relacionamentos pode ser essencial, principalmente no início da sua carreira
Cá, entre nós
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa