
Crianças internadas no Hospital Mackenzie aproveitam sessão de cinema gratuita
05 de diciembre de 2025 | Faculdade Paraná Hospital Paraná Destaque
Um período de muita diversão, boas risadas e descontração. Assim foi Dia do Cinema realizado no mês passado para sete pacientes internados no setor de oncologia pediátrica do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), em Curitiba. Junto com seus responsáveis e equipe médica, os menores desfrutaram de uma sessão gratuita do filme “Minecraft”, grande sucesso entre o público infantil.
Essa foi a terceira exibição cinematográfica realizada no auditório do HUEM. O espaço, que normalmente é utilizado para cursos, treinamentos e reuniões, se transformou em uma sala de cinema, com direito a telona, pipoca, suco, sorvete e outras guloseimas. Tudo pensado para proporcionar uma experiência lúdica e divertida para os pacientes e seus acompanhantes.
Pais e pacientes elogiam a iniciativa
Pai do paciente León, de 8 anos de idade, o Desenvolvedor de Software Ruben Villalvazo Manríquez participou da sessão de cinema com o filho e elogiou a iniciativa do HUEM. “As crianças passam tanto tempo no hospital que esses pequenos momentos de alegria são muito apreciados por eles, principalmente por tirarem eles da monotonia e rotina do tratamento”, comenta.
Acompanhando o filho desde o início do tratamento de leucemia, há 5 anos, Ruben destacou o suporte da equipe médica durante a sessão. “O que mais me chamou a atenção foi que, apesar de ser um momento descontraído, eles tinham a equipe do hospital pronta para reagir em qualquer possível eventualidade. Eles não simplesmente tiraram as crianças dos leitos e levaram, mas sim disponibilizaram recursos e pessoal para garantir que fosse um momento divertido e seguro para os pequenos”.
Há 3 anos tratando uma leucemia linfóide aguda, o estudante Matheus, de 17 anos, foi outro paciente presente na sessão de cinema do Mackenzie. “Eu achei essa iniciativa muito legal. Um ambiente hospitalar é algo pesado, por causa dos quadros clínicos dos pacientes. As crianças querem ver um filme no cinema, mas muitas vezes não podem devido a doença. Então trazer o cinema até nós foi algo muito especial”, destacou.
Recurso para minimizar o medo e aliviar a tensão
A médica do serviço de cuidados paliativos pediátricos do Mackenzie, Dra. Andreia Farias Franco, disse que levar a sessão de cinema aos pacientes representa um valioso recurso para atenuar o medo e aliviar as tensões próprias do tratamento médico. “A hospitalização representa um momento de grande vulnerabilidade emocional para as crianças e adolescentes, gerando sofrimento psicológico e prejuízo à adesão a procedimentos clínicos, o que pode dificultar sua recuperação. A sessão de cinema surge como um recurso valioso para minimizar o medo, aliviar tensão e fortalecer o vínculo entre o paciente e a equipe de saúde, culminando na melhoria de seu bem-estar de forma global”, afirma a especialista.
Notícias Relacionadas

Hospital Mackenzie participa de encontro para fomentar parcerias internacionais em pesquisa
Evento visou a criação do Cluster Paraná de Ciências da Vida e da Saúde
Faculdades

SAMU Indígena conta com participação de egressos da Escola Vital Brasil
Antigos mackenzistas fazem parte do programa, que possui atendimento 24h e profissionais bilíngues
Atualidades

RUF 2025: FEMPAR se mantém entre as 5 melhores instituições do Paraná
Com 56 anos de atividades completados em 2025, a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) se manteve entre as cinco melhores instituições de…
Faculdade Paraná

HUEM participa de evento sobre gestão de alta performance em emergências hospitalares
Hospital foi representado no “Lean nas Emergências – Ciclo 10” pela diretora técnica Marianna Digiovanni Pechebea e pela gerente de Qualidade e…
Eventos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa