
SAMU Indígena conta com participação de egressos da Escola Vital Brasil
01 de December de 2025 | Atualidades Ética e Cidadania Responsabilidade Social Destaque
Lançado em agosto de 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Indígena, que opera na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um programa inovador de saúde voltado para população indígena da região. A Escola Presbiteriana Mackenzie Vital Brasil (EVB), mantida pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), possui uma relação muito próxima com a ação, pois boa parte dos profissionais de saúde que atuam no programa foram formados nos cursos técnicos de enfermagem da instituição.
O SAMU Indígena fica disponível 24h por dia nas proximidades de aldeias para atendimentos de urgência e emergência. Conta com uma viatura e uma equipe composta por um condutor socorrista, um técnico de enfermagem e um enfermeiro. Boa parte dos 14 profissionais da saúde que compõem o quadro técnico são indígenas e bilíngues, fluentes em português e guarani.
A EVB possui um papel muito importante na formação dos técnicos de enfermagem da região. “Temos muitos alunos indígenas estudando na Escola Vital Brasil e isso é importante, pois eles se tornam capazes de desenvolver o trabalho de técnico de enfermagem junto à comunidade e, principalmente, mantendo os costumes, a língua e rotina da vida indígena”, explica Alexander Silva Azevedo, enfermeiro que integra a equipe do SAMU Indígena e que foi professor na escola mackenzista.
De acordo com Azevedo, com a implantação do SAMU Indígena, a expectativa é de que os atendimentos às populações indígenas sejam mais rápidos. “Porque os condutores e os técnicos de enfermagem são locais, o que facilita muito, pois eles conhecem toda região e a área indígena lá dentro, conhecem as pessoas, então facilita muito o atendimento dentro da aldeia”, aponta.
O SAMU bilíngue tem por objetivo aprimorar o entendimento entre os profissionais da saúde e os pacientes, reforçando o compromisso do SUS de oferecer um serviço universal, gratuito e culturalmente adequado. Cada espaço da base do SAMU 192 Indígena também recebe o nome do ambiente em guarani. Os pacientes indígenas deverão ser encaminhados para hospitais de referência da região em caso de necessidade.
Notícias Relacionadas

Crianças internadas no Hospital Mackenzie aproveitam sessão de cinema gratuita
Filme “Minecraft” trouxe ânimo e divertimento à pacientes da oncologia pediátrica
Faculdade Paraná

RUF 2025: FEMPAR se mantém entre as 5 melhores instituições do Paraná
Com 56 anos de atividades completados em 2025, a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) se manteve entre as cinco melhores instituições de…
Faculdade Paraná

Ministra do Superior Tribunal Militar debate internacionalização do Direito
Evento realizado no Mackenzie é um dos maiores na pesquisa jurídica
Universidade

Aluno de Gastronomia da UPM vence o Concurso de Cozinha Coreana
Guilherme Novaes conquistou uma viagem para a Coreia do Sul após competição desafiadora
Gastronomia

Cinema e jornalismo: quando duas narrativas constroem a história
Livro reúne mais de 1.300 sinopses e analisa como produções audiovisuais representam a narrativa jornalística ao longo da história
Universidade
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa
