br.freepik.com
Foram três dias cheios de atividades com os calouros da Universidade Presbiteriana Mackenzie em todas as unidades do Brasil. Em São Paulo, o dia começou cedo com o United (grupo cristão de alunos) ajudando a Capelania na recepção dos novos estudantes. No Auditório Ruy Barbosa, o chanceler, rev. Robinson Grangeiro, participou da recepção institucional ao lado do reitor, prof. dr. Marco Tullio Vasconcelos, e demais autoridades mackenzistas. As palestras aconteceram em todos os períodos, com transmissão ao vivo para as unidades de outros estados. Em seguida, cada aluno foi ao centro acadêmico onde fará o curso.
No segundo dia, a convite da Chancelaria e da Capelania Mackenzie, a Cia Nissi, companhia cristã de teatro, preparou uma peça especial para os novos alunos. A apresentação contou a história de um menino chamado Uziel, que tinha um sonho, mas, ao crescer e tornar-se um jovem, ele ficou desanimado e se sentiu sozinho por não ter o apoio da mãe e da comunidade. Contudo, ele resgatou a esperança em seus sonhos, perseverou e foi responsável por salvar a vida de todos que moravam no vilarejo. Afinal, como refletiu: desistir não é uma opção! (Rm 15:13)
No terceiro e último dia, o campus transformou vários pontos da Universidade em lugares com desafios de jogos para os calouros. Ao todo, foram cinco locais com temáticas diferentes e a capela foi um deles. A Capelania universitária e o United prepararam jogo da memória, imagem e ação, jogo da velha e momentos de oração para que todos se divertissem e aproveitassem a semana com sabedoria. Todos os alunos que participaram das gincanas ganharam presentes na roleta do Mackenzie, incluindo Alexa, camiseta, garrafa, copo com tirante e muito mais.
A tradicional celebração de abertura do semestre letivo na UPM aconteceu na Capela Rev. José Manoel da Conceição, do campus Higienópolis, com a presença de autoridades mackenzistas, professores, alunos e colaboradores de diferentes áreas e setores. A pregação do rev. Roberto Brasileiro, presidente do SC-IPB, foi com base em Hebreus 11:4 sobre a importância das escolhas da vida e o poder da oração. A liturgia foi conduzida pelo chanceler, rev. Robinson Grangeiro, com a participação dos capelães. O louvor foi ministrado pelo Coral da Capela e pelo pastor Stênio Marcius.
Realizado em 27 de fevereiro, o encontro do chanceler rev. Robison Grangeiro com os gestores de EaD do Mackenzie teve início com um café da manhã e reuniu presencialmente gestores de diversos polos ao redor do Brasil, além daqueles que acompanharam o encontro de modo on-line. O chanceler fez a saudação institucional e a devocional e celebrou o avanço tecnológico do Mackenzie.
O tradicional Chanceler Day, iniciativa que visa a um dia de imersão na rotina de cada unidade do Mackenzie, foi realizado no mês de fevereiro.
Em 13 de fevereiro, o chanceler do Mackenzie, rev. Robinson Grangeiro, passou o dia no CPM Tamboré, onde recepcionou os alunos e participou de um momento de louvor e bate-papo com eles. Depois, distribuiu exemplares da Bíblia Sagrada e participou de reuniões com professores e membros do setor administrativo. Para encerrar a visita, no período da noite foi realizado um culto de gratidão pelo início do ano letivo, quando o chanceler levou a mensagem com base em Lucas 18:18–30.
No dia 14, a visita do chanceler foi ao CPM Brasília. Durante a manhã, ele participou de um bate-papo com pastores locais e depois reuniu-se com colaboradores do setor administrativo. À tarde, realizou um talk show com os alunos do Colégio, seguido de uma reunião com os coordenadores. No culto de gratidão pelo início do ano letivo, realizado à noite, o rev. Robinson Grangeiro levou a mensagem com base na história do jovem rico, quando perguntou a Jesus: “O que farei para herdar a vida eterna?”.
No dia 15, foi a vez de o CPM Palmas receber a visita do chanceler, que recepcionou os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e os pais na portaria do colégio, seguido por um momento de oração. Depois, encontrou-se com os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio no auditório para um bate-papo. À tarde, ele conversou com todos os colaboradores da unidade de diversos setores — segurança, limpeza, auxiliares, secretaria e administrativo. Para encerrar a visita, no período da noite, a unidade de Palmas participou de um culto de gratidão pelo início do ano letivo, em que o chanceler pregou a palavra.
No dia 28, rev. Robinson Grangeiro passou o dia no CPM São Paulo, onde recepcionou os alunos da Educação Infantil no pátio do colégio, local em que os pequeninos ouviram mais sobre o bom pastor e suas ovelhinhas com encenação organizada pela Capelania e com a participação do próprio chanceler. Em seguida, ele circulou pela escola para conhecer as salas de aula, a biblioteca, os laboratórios e as atividades de inclusão. Na ocasião, participou de uma aula de inglês e aproveitou para conversar com os alunos no idioma. Depois, passou na turma do 4º ano e respondeu a diversas curiosidades dos alunos como “o que você faz?”, “de onde você é” e “quantos anos você tem?”.
Durante o intervalo das aulas, participou de um café da manhã com as professoras e teve um momento de oração em gratidão a Deus. Para finalizar a visita, a Capelania escolar organizou um culto de gratidão a Deus, que contou a participação da gestão do colégio, além da apresentação da peça “O carimbo da Palavra de Deus no coração”, com o chanceler, rev. Robinson Grangeiro, e o capelão, rev. Alexandre Antunes (boneco Xande).