Uma carta de agradecimento destinada ao serviço de UTI neonatal chegou ao Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) no final de 2022. Foi enviada pela jovem Joanna Cardoso, 24 anos, moradora de Caxias do Sul (RS), que está prestes a se formar médica.
Joanna nasceu prematura em uma cesárea de emergência realizada em maio de 1998. Ficou na UTI neonatal e precisou de ventilação mecânica por alguns dias. Agora, às vésperas de sua colação de grau surgiu a vontade de agradecer à Instituição e aos profissionais que zelaram por sua vida logo após o nascimento.
“É um momento muito especial da minha vida e para toda a minha família eu ter me tornado médica. E isso não seria possível se não fosse o trabalho da UTI neonatal do Hospital”, disse por telefone.
O pai dela, Márcio Cardoso, é cirurgião oncológico e na época do nascimento da filha era médico residente no Hospital Evangélico. A família morou em Curitiba até ele terminar a residência médica e se mudou para o Rio Grande do Sul quando Joanna tinha 2 anos.
“Ela está se formando médica também e achamos que seria oportuno enviar esse agradecimento e lembrança para o serviço que cuidou dela naquele momento em que mais precisamos”, destacou Cardoso.
“Queria também agradecer todo o trabalho de vocês; não só por mim, mas por todos que passaram por vocês e hoje têm uma vida feliz, completa e, como no meu caso, podendo passar adiante o cuidado com o próximo”, disse a jovem em um trecho da carta.