Campus Higienópolis recebeu futuros mackenzistas e familiares no Mackenzie Day 2022; 70 anos da UPM foram lembrados.
Fotos: NTAI/Mackenzie
São muitos os estudantes do Ensino Médio que sonham com o futuro dia a dia na universidade. Como serão o ambiente, as salas de aula, as atividades didáticas? Essa nova fase da vida é cercada de expectativa, mas não é preciso que o mistério venha junto. Buscando apresentar aos vestibulandos e seus familiares a estrutura e as atividades no campus Higienópolis, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promove anualmente o Mackenzie Day. A edição de 2022 aconteceu em 5 de dezembro e contou com a presença de mais de oito mil pessoas no evento.
O evento iniciou às 10h e finalizou às 17h. Nesse período, aconteceram 650 atividades por todo o campus, como palestras, oficinas, tour por salas, bibliotecas, laboratórios e outras áreas da Universidade, além de atrações culturais com música, distribuição de brindes e muito mais.
O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, comentou que ver o Mackenzie lotado de futuros mackenzistas traz um sentimento de muita alegria e satisfação. “E no próximo ano seguiremos com esse amplo projeto de investimento em nossa Universidade com o objetivo de melhorar continuamente nossa infraestrutura, trocando mobiliário, modificando as ambiências. Queremos mais salas de aula atrativas, confortáveis e tecnológicas”, diz.
Ele não deixou de destacar a importante efeméride dos 70 anos da universidade, celebrados neste ano que se encerra. “Nestes 70 anos que celebramos em 2022, reforçamos nosso compromisso ético como instituição de sempre oferecer e fazer melhor, não nos conformando com o que já foi feito, e buscando sempre o aprimoramento”, completa o reitor.
Ninguém ficou de fora
As atrações foram planejadas pensando em estudantes de diversas áreas do conhecimento, entre Ciências Exatas, Humanas e Biológicas.
Os futuros estudantes de Direito puderam acompanhar um júri simulado, com a apresentação de casos e a atuação de especialistas para dar uma resolução e encaminhamento de um processo. Os vestibulandos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda participaram da Oficina de Fotografia e Videofotografia.
Já os futuros biólogos conferiram a Experiência CSI – Investigação Criminal, com extração de DNA, exame toxicológico, análise de sangue, análises físico-químicas e mais. Os visitantes também puderam visitar laboratórios de ponta, como o de exame de eletroencefalografia. As áreas de Engenharia e Design foram representadas por experiências nos modelos de Mini Baja (veículo fora de estrada), Aero Design, a estrutura de um carro movido a combustão e o carro elétrico. Na área de Gastronomia, aconteceram visitas e práticas na Cozinha Experimental, com a oficina de risoto.
O dia também trouxe atrações para os pais e interessados na história do Mackenzie e da cidade, com caminhadas guiadas pelos prédios históricos do campus. Os visitantes também puderam conhecer laboratórios, salas de empreendedorismo e quadras.
Avaliação
O chefe de Gabinete da Reitoria, professor Marcos Nepomuceno, destaca que ter o campus cheio após dois anos de pandemia foi uma imensa alegria e que nesse período a UPM desenvolveu diversas atividades para manter a proximidade com seus alunos. “Pois este é o nosso compromisso, manter aceso o espírito mackenzista que, entre tantas coisas, passa pela excelência no ensino”, observa.
Já o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, destaca que o Mackenzie Day é um dia de alegria, de confraternização, quando a universidade abre espaço para ser ainda mais conhecida, oferecendo formas de os estudantes prepararem sua carreira. “Seguimos trabalhando para manter o que há de melhor no ensino, com atualizações constantes e oferecendo o melhor aos mackenzistas. Que todos sejam muito bem-vindos”, afirma.
O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, aproveitou o evento para lembrar de todo o apoio e suporte que a Chancelaria oferece aos seus alunos e colaboradores, dando destaque ao aplicativo da Capelania Mackenzie, disponível nas lojas de app, que oferece atendimento remoto a quem mais precisa e quando precisa. “Somos aquele ombro amigo, apoiando qualquer pessoa que precise, principalmente em momentos difíceis”, pontua.
Grangeiro ainda tratou das frentes de trabalho da Chancelaria, destacando as capelanias, que dão assistência emocional e espiritual aos alunos, professores e colaboradores; e a memória e a cultura, representadas pelo Centro Cultural e Histórico Mackenzie (CHCM), que preserva a história da Instituição e promove expressões artísticas e culturais.