Pela segunda vez consecutiva, o Mackenzie se destaca na pesquisa realizada pela Folha de S.Paulo
O período de dois anos da pandemia foi crítico para o ensino. Apesar da rápida adaptação aos recursos da tecnologia para que as aulas continuassem na modalidade on-line, a falta do contato presencial foi imensamente sentida por parte dos educadores e dos educandos. Lidar com esse cenário adverso e, mesmo assim, obter o reconhecimento como a universidade privada mais admirada pelos paulistanos, pela segunda vez consecutiva, é uma conquista e tanto para a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Essa foi a marca alcançada pela Instituição no levantamento “O melhor de São Paulo Marcas & Serviços 2022”, realizado pela Folha de S.Paulo e coordenado pelo Instituto Datafolha. A pesquisa, que revela os melhores serviços e marcas da cidade de São Paulo na percepção dos consumidores, garantiu novamente esse status ao Mackenzie, assim como aconteceu em 2021.
Sobre a pesquisa
Lançado em plena pandemia, o foco do estudo foi a qualidade e a excelência em serviços na cidade de São Paulo em 40 categorias de acordo com os consumidores das classes A e B com 16 anos ou mais. As entrevistas foram realizadas entre 1º e 8 de fevereiro de 2021, praticamente um ano depois do início da pandemia. Foram feitas 1.023 entrevistas, com cotas de sexo e idade.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Dentre os fatores de importância avaliados na pesquisa estavam: atendimento, localização, preço, propaganda, qualidade dos serviços.
A UPM foi ganhadora na categoria universidade privada, com 18% das menções. E não foi por acaso. Este é o resultado de um esforço contínuo e da qualidade do ensino mackenzista. Além da pesquisa, outro indicativo de acerto na condução da Universidade está nas avaliações realizadas pela própria UPM com seus alunos, que mostraram satisfação de 80% com as inciativas da Instituição.
Outro aspecto importante a ser observado é o desafio de se manter uma marca de mais de 150 anos ainda forte e com grande visibilidade em um mercado tão competitivo e cheio de fortes concorrentes. Segundo Daniel Grandolfo, superintendente de Marketing do Mackenzie, “é um esforço conjunto, pois, além da inquestionável força acadêmica da Instituição, é necessária uma constante atualização de suas ações de marketing. Produzir conteúdo relevante e que fale com as novas gerações sobre nossa qualidade e valores é um grande desafio”.
Volta às aulas
Desde 11 de abril, a UPM voltou às aulas 100% presenciais na graduação, mantendo o aprendizado que acumulou durante o ensino on-line e colocando todo esse aparato à disposição das modalidades de pós-graduação Lato e Stricto Sensu também. O professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da UPM, lembra que a pandemia foi um período intenso e que exigiu tomada de decisão rápida, mesmo diante do desconhecido. “Investimos em equipamentos de ponta, descobrimos pessoas que se mostraram resilientes e outras que já tinham uma carga de tecnologia e aprendizado digital que colocaram à disposição de todos”, destaca. “É preciso enaltecer a compreensão de nossos estudantes. Eles também ajudaram professores a superar as dificuldades e tiveram paciência com a situação vivida”, conclui o reitor.