NTAI/Mackenzie
Em quantas páginas cabem 70 anos de caminhada e conquistas coletivas? Em abril de 2022, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) comemorou 70 anos de existência. A Instituição de ensino superior, cujas raízes foram lançadas em 1890, com a fundação da Escola de Engenharia, recebeu o status de universidade no ano de 1952. De lá para cá, não paramos de crescer. Cursos de graduação e pós-graduação foram criados, fortalecemos o tripé universitário, formado por pesquisa, ensino e extensão, e chegamos às cidades de Campinas e Santana de Parnaíba, onde fica o campus Alphaville. Por tudo isso, professores, funcionários, gestores e alunos da UPM puderam comemorar a efeméride de seu nascimento com cerimônias, comemorações e muitas boas lembranças.
Nesta edição especial, dedicada ao aniversário de 70 anos da UPM, reunimos os principais destaques dessa maratona celebrativa. Na matéria “Transformações no tempo”, lideranças da universidade comentam os principais frutos de sete décadas de atividade. O reitor Marco Tullio de Castro de Vasconcelos comentou os desafios vividos pela UPM durante a pandemia, a contribuição histórica do Mackenzie para a ciência e a sociedade brasileira e o tripé ensino, pesquisa e extensão. Ele também recordou o caráter confessional, comunitário e filantrópico da Instituição, que a põe em conexão direta com os desafios postos à sociedade. A matéria também destaca as comemorações do Conselho Universitário e o culto presbiteriano de celebração dos 70 anos da UPM.
Em “Homenagens e reconhecimentos nos 70 anos da UPM” contamos alguns dos reconhecimentos dados pela sociedade à nossa universidade nos últimos meses. Entre eles, estão o selo OAB Recomenda e a escolha, pelos paulistanos, como a universidade privada mais admirada da capital, segundo o prêmio “O melhor de São Paulo Marcas & Serviços 2022”.
Na matéria “Celebrações que alimentam o corpo e a mente”, há mais destaques da temporada de comemorações: a aula magna do primeiro semestre de 2022, organizada pela coordenadora da Pós-Graduação em Letras, Regina Helena Brito, por ocasião do centenário de José Saramago; e o aniversário do nosso curso de Nutrição. Mais comemorações da área cultural estão em “Eventos com livros e música marcam 70 anos da UPM”, com lançamentos de títulos históricos da Editora Mackenzie e a posse do novo Conselho Editorial da casa. Também falamos sobre o início da Temporada 2022 do Centro de Música Brasileira (CMB) e do programa Notas Musicais, produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da UPM.
Conscientes do desafio que foi resumir os últimos meses, entregamos uma edição da Revista Mackenzie que, esperamos, traduz o espírito desse aniversário.
“Esteja sobre nós a bondade do nosso Deus Soberano. Consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos!” (Salmos, 90:17)
Equipe de Marketing