Vinheta: Patrocínio Mackenzie
Robinson Grangeiro, André Ribeiro, Samuel Lopes e Milton Flávio Moura

(E/D) Chanceler Robinson Grangeiro, diretor de Estratégia e Negócios André Ribeiro, nadador Samuel Lopes e o presidente Milton Flávio Moura

Título: Promessa da natação, Samuel Lopes assina com o Mackenzie

Atleta de apenas 15 anos e dono de várias medalhas de ouro é o mais novo patrocinado pelo IPM

Fotos: NTAI/Mackenzie

Seu nome é Samuel. Com apenas 15 anos, o baiano de Salvador já demonstra que tem tudo para ocupar os pódios por onde já passaram Cesar, Fernando, Gustavo e tantos outros medalhistas olímpicos da natação brasileira. Por receio dos perigos das praias na orla da capital, os pais de Samuel de Oliveira Lopes o matricularam em um curso de natação aos 8 anos. E ele não parou mais. A nova promessa dessa modalidade esportiva acaba de se tornar um atleta patrocinado pelo Mackenzie. Em 28 de março, o jovem nadador esteve com sua família no campus Higienópolis para a assinatura do contrato de patrocínio junto à Diretoria Executiva do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).

A primeira prova oficial foi aos 9 anos, em campeonatos escolares locais. Dois anos mais tarde, já federado, participou do campeonato Norte-Nordeste, a primeira e maior competição para o garoto à época. Foi campeão na modalidade costas e, no ano seguinte, ganhou mais cinco vezes também no crawl e no borboleta. O Campeonato Brasileiro foi o passo seguinte e com absoluto sucesso. Aos 13 anos, Samuel conquistou suas primeiras quatro medalhas de ouro. No mesmo ano, ele participou do segundo campeonato nacional e levou para casa mais seis ouros. Daí para a frente, sua carreira vem fazendo uma curva ascendente. Em 2021 foi destaque da seleção brasileira no Sul-Americano de Lima, com sete medalhas de ouro e uma de prata no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Verão – Troféu Carlos Campos Sobrinho, realizado no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Patrocínio

Os caminhos de Samuel e do Mackenzie se cruzaram de maneira inesperada ou “na providência de Deus”, como prefere definir o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro. “Uma pessoa conhecida minha lá de João Pessoa (PB) veio fazer um tratamento de câncer aqui em São Paulo e pegou o carro do pai do Samuel, o Ângelo, que estava trabalhando com corridas por aplicativo. Durante a conversa, ele contou a história de que são oriundos de Salvador e agora estavam aqui para dar uma oportunidade de carreira mais promissora para o Samuel”, explica.

Samuel Lopes em meio a autoridades do Mackenzie e familiares

Autoridades e familiares do nadador Samuel Lopes, atleta patrocinado pelo IPM. À frente, dezenas de medalhas e troféus conquistados em sua trajetória de cinco anos como federado.

O reverendo lembra ainda que Ângelo contou ao seu conhecido as histórias dos feitos precoces na natação de Samuel e ele, impressionado, colocou o chanceler em contato com o pai de Samuel. “Antes de entrar em contato com ele, pesquisei e percebi que Samuel tinha tempos melhores que muitos campeões olímpicos na idade que ele tem hoje”, revela.

Robinson Grangeiro ligou para Ângelo e o convidou para vir ao Mackenzie com Samuel e a família, que são irmãos em Cristo, pessoas muito dedicadas. Em contato com a Diretoria de Estratégia e Negócios (Diren) do IPM, comandada por André Ricardo de Almeida Ribeiro, vislumbrou-se a identificação em várias áreas, pois, além feitos esportivos, ainda havia o aspecto dos valores e princípios que a família tem.

Durante a cerimônia de assinatura do patrocínio, Milton Flávio Moura, presidente do IPM, aconselhou Samuel, durante a assinatura do contrato, que é preciso sempre ser grato a Deus. “Agradeça a cada braçada e glorifique a Deus em cada momento. As bênçãos já foram dadas, cabe a nós agradecermos e fazermos nossa parte”, declarou.

André Ribeiro, da Diren do Mackenzie, destacou a importância desse patrocínio. “Para nós, é a continuidade de um projeto, sempre atento a novos talentos, que não sejam apenas ‘para ganhar medalhas’, mas em especial que possam ser exemplos e inspiração para essa garotada, no comportamento, na fé e também nos resultados”, assinalou. Por sua vez, Daniel Grandolfo, superintendente de Comunicação e Marketing do IPM, destacou o talento e a disciplina do jovem. “É um campeão nato, e associá-lo à imagem do Mackenzie será uma alegria, ele representa o perfil de atleta que admiramos”, pontuou.

Samuel está animado com os novos rumos de sua carreira. “Este ano estou com expectativa muito alta para o Maria Lenk (Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação). Gosto de todas as minhas provas, mas estou focando bastante nas provas de costas, para Paris. Este ano vou começar a nadar medley também, 200 metros medley, então estou com expectativa muito alta”, antecipa o nadador.

Atualmente, Samuel mora em São Paulo com seu pai, sua mãe e sua irmã. Ele estuda no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo e sua irmã cursa Química na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Sobre esse novo momento em sua vida, ele comenta: “Deus me abençoa a cada braçada, creio que esse seja meu propósito, então faço o que amo, por isso me esforço, me dedico. Pois, sem esforço e sem dedicação, não adianta. O Mackenzie já está me ajudando e espero conseguir levar esse nome para o mundo todo”, completa.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página