Milton Flávio Moura, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Foto: NTAI/Mackenzie

Confessionalidade, Desenvolvimento, Resultado: este é o “CDR” que baliza a atual gestão do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), cujos itens estamos abordando nas últimas edições da Revista Mackenzie. Hoje, chegamos ao último ingrediente orientador da nossa atividade institucional: o Resultado. Parece algo muito comum à primeira vista. Afinal de contas, o resultado, seja ele qual for, encontra-se ao final de qualquer jornada, como um desenvolvimento natural. Para nós, no entanto, o Resultado não é algo que surge como que “por si próprio”, sem cuidado ou planejamento. Ele detém nossa atenção e, mais do que isso, é tributário direto das bases de nossa Confessionalidade e de nosso trabalho de Desenvolvimento de nossas atividades.

O termo “resultado” pode direcionar várias reflexões. Existem resultados bons e ruins, esperados e inesperados, maiores e menores. Por isso, gostaria de iniciar nossa conversa enfatizando que não nos interessa qualquer resultado. O resultado que nos interessa, independentemente de qual seja a área em que o IPM atua, é aquele que contribui com a Identidade Institucional do Mackenzie. Portanto, todos os nossos resultados são orientados para a consolidação dos princípios e valores sobre os quais nos alicerçamos e expressamos em nosso dia a dia: a confessionalidade cristã reformada, a educação, a saúde, a promoção da cidadania à luz da Bíblia.

Também há que se perguntar, muitas vezes, se resultado é apenas um sinônimo para “desfecho”. Chegar a um resultado é chegar a um fim? De certa forma e em alguma medida, podemos dizer que sim. Um resultado é, de algum modo, uma “linha de chegada” no que se vinha desenvolvendo. Nossos alunos têm como resultado de seus estudos a aprovação ao final do ano, a conquista de um diploma. Para os pacientes e profissionais da saúde de nossos hospitais, o resultado desejado é a superação de uma enfermidade. Todos podem ser classificados como bons resultados, pois representam a solução de um problema. Mas não apenas isso. Eles também são a porta que se abre para uma nova etapa. Por isso, para nós os resultados são oportunidades para fazer mais: trabalhar mais, estudar mais, descobrir mais, criar mais e procurar mais. Os desafios nunca cessam, e por isso seguimos. E, como reconhecemos nos resultados a concretização das promessas de Deus, alcançá-los é um chamamento para amar mais ao nosso Criador e toda a Sua obra. A fé se fortalece com os resultados que do Senhor Deus recebemos.

Ainda gostaria de recordar que ter bons resultados não significa perfeição, e tais conquistas não devem ser vistas alinhadas com a soberba. Devemos seguir o exemplo do Mestre Jesus que não veio até nós para ser servido, mas para servir, implantando uma nova referência de diaconia em humildade. Precisamos sempre reconhecer nossas limitações, as dificuldades e os entraves enfrentados para a consecução de nossos objetivos. Também podemos utilizar este momento para dividir com nossos parceiros e amigos valores como cooperação, integração e perseverança, essenciais para alcançarmos os tão almejados resultados conjuntos.

Falar em resultado é um tema usual nesta época do ano, momento em que avaliamos nossas realizações e fazemos planos para o ano que virá. Por isso, gostaria de aproveitar esta oportunidade para congratular e agradecer a cada um pela contribuição junto ao Mackenzie pelos resultados que alcançamos do desafiador ano de 2021. E mesmo assim o IPM permaneceu confiante no direcionamento da matriz CDR que, agora, todos nós estamos conhecendo e usufruindo. Confessionalidade, Desenvolvimento e Resultado foram os nossos direcionadores, e assim permanecerão em 2022. Como diz o livro de Samuel, “até aqui nos ajudou o Senhor”. Manteremos os sonhos que são de todos nós, mackenzistas, com expectativa e zelo e buscaremos sempre melhores resultados.

Gostaria de finalizar este artigo com uma nova mensagem: todos buscam por mais clientes, o Mackenzie tem interesse em mais almas. Este é o Resultado que mais endereça o objetivo principal de nossa instituição: continuar a servir nosso país para maior glória de Jesus Cristo. Feliz Natal e um Ano-Novo com muitos resultados para o Reino de Deus!

“Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” – I João 1:7.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página