Inauguração

Novo campus e novo curso

UPM Alphaville inaugura a ampliação de seu campus e se prepara para dar início ao curso de Medicina.

Fotos: NTAI/Mackenzie

Estruturado a partir de 1973, o bairro de Alphaville concentra hoje um grande fluxo de atividades econômicas, além de contar com uma população de residentes de aproximadamente 35 mil pessoas. Esse importante polo de múltiplas atividades está localizado entre os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba, que, juntos, somam mais de 400 mil habitantes. O Mackenzie está presente na região há décadas, com o Colégio Presbiteriano Mackenzie e com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Em 5 de abril, um novo passo foi dado para ampliar ainda mais as opções de ensino de qualidade em todos os níveis. O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) realizou a inauguração oficial das novas instalações do campus Boanerges Ribeiro da UPM Alphaville, evento que foi aberto com o descerramento de placa do campus — uma homenagem ao pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), que presidiu o Supremo Concílio de 1966 a 1978.

Segundo o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, a expansão do campus era uma meta a ser cumprida, entre outros fatores, para acolher os estudantes que já cursam uma das quatro graduações atuais. “É um momento de grande realização. É um prédio de excelência que vai favorecer o processo de ensino-aprendizagem e onde os alunos se sentirão muito à vontade.”

Para o coordenador acadêmico da UPM no campus Boanerges Ribeiro, Anaor Donizetti Carneiro, as novas instalações são “muito importantes para que o campus se consolide cada vez mais como referência na educação da Região Metropolitana Oeste de São Paulo”. No que diz respeito à futura graduação em Medicina, o edifício contempla o que existe de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. “O curso contará com ambientes de simulação, nos quais o aluno desenvolverá as atividades laborais e práticas com corpos plastinados, substituindo os cadáveres, o que permite laboratórios mais limpos e com menos protocolos. É muito importante no processo de ensino-aprendizagem porque ajuda no estudo do corpo humano, molecular e da fisiologia com a tecnologia da plastinação”, explicou o coordenador.

O evento contou ainda com Culto Especial de Gratidão a Deus, com a pregação do presidente do IPB, reverendo Roberto Brasileiro. Estiveram presentes autoridades do IPM, da UPM, da Chancelaria e demais unidades mantidas, além de representantes dos três poderes e das Forças Armadas.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do IPM, reverendo Cid Caldas, foi um dia de grande impacto e resgate histórico. “Esse campus recebe o nome do reverendo Boanerges Ribeiro, reconhecendo o que ele fez pelo Mackenzie; e, com o curso de Medicina, o próprio Mackenzie atravessa e toma ainda mais espaço na área da saúde”, disse Caldas.

De acordo com o presidente do IPM, Milton Flávio Moura, o momento de celebração e gratidão a Deus é decorrência de um trabalho competente realizado há bastante tempo. “Conseguimos, em tempo recorde, finalizar a obra, temos ótimas avaliações; foi um investimento que está trazendo muitas alegrias”, definiu ele.

Merecida homenagem

No mesmo dia foi inaugurado o edifício Professor Doutor Manassés Claudino Fonteles. O novo prédio abrigará os quatro cursos de graduação atualmente ofertados: Administração, Direito, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, além de, futuramente, comportar o curso de Medicina.

O nome do edifício é uma homenagem ao médico que foi reitor da UPM entre 2003 e 2010. Durante sua gestão, doutor Manassés teve o desejo de que o Mackenzie tivesse o curso de Medicina, pois, segundo ele, “uma universidade como o Mackenzie não podia deixar de ter a faculdade de Medicina”. Ele acrescentou que a realização desse sonho “é uma alegria muito grande” e falou sobre a homenagem: “Nada como ser homenageado por pessoas que admiramos, e aqui no Mackenzie tem muita gente que eu admiro”.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página