O IPM está colocando em prática um novo plano de comunicação integrada que envolverá todas as unidades do Mackenzie.

Fotos: MackPlay

Em qualquer organização, a comunicação eficiente é fundamental para garantir a compreensão de sua missão, sua visão e seus valores, bem como o sucesso das estratégias e das ações que levam à concretização de seus objetivos. Além disso, há ganhos na humanização e nos relacionamentos nos ambientes de trabalho, assim como na melhora da identificação dos colaboradores com a organização que representam. Tendo em vista esses objetivos, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) contratou uma consultoria especializada para definir seu planejamento de comunicação integrada, que começou a ser elaborado no ano passado e está, atualmente, na fase inicial de implantação.

Daniel Grandolfo, líder da Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM) do IPM.

De acordo com Daniel Grandolfo, líder da Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM) do IPM, o planejamento tem como principais objetivos definir as metas de comunicação e as mensagens-chave alinhadas ao negócio, bem como padronizar as estratégias, os formatos e o conteúdo de comunicação entre todas as unidades. “Com isso, pretendemos enfatizar a missão, a visão e os valores do Mackenzie para todos os stakeholders da Instituição. Teremos um documento que demonstra, de maneira clara, quais são os caminhos e as ferramentas a serem empregados para que nossa comunicação siga sempre na mesma direção”, sintetiza.

Atendendo, de modo pleno, a todas as necessidades comunicacionais do Mackenzie, o planejamento apresenta objetivos bem definidos e mensuráveis. “Embora exista a padronização da comunicação entre todas as unidades, o documento proporciona flexibilidade para que cada unidade priorize a própria realidade, uma vez que o Mackenzie conta com unidades em diferentes localidades do país”, salienta Grandolfo.

A estratégia que o IPM implementará a partir de março de 2024 em um cronograma que se estende até dezembro é composta de sete ferramentas, tendo como destaque o Plano Mestre de Comunicação (PMC). Trata-se de um documento que orienta o alinhamento anual entre as áreas de Comunicação do IPM e de todas as unidades do Mackenzie. Sua proposta é nortear os processos de comunicação, dando um direcionamento estratégico para a realização de quaisquer ações e/ou atividades comunicacionais.

Ferramentas

Os demais componentes da estratégia são: a LACE, uma ferramenta de simplificação na gestão de projetos; o Manual de Comunicação Confessional, que define a forma mais adequada de comunicar a confessionalidade em materiais do IPM e de suas unidades; o Manual de Gestão de Crises, que visa instituir um processo capaz de reduzir o tempo de resposta à imprensa e aos demais stakeholders sobre eventuais ocorrências desse tipo; o Programa de Embaixadores da Marca, cuja proposta é desenvolver pessoas de diferentes setores para que municiem a comunicação com informações de suas respectivas unidades; e a Padronização do Canal de Recebimento de Demandas, que visa dar mais fluidez aos processos de comunicação, ou seja, proporcionará uma visão macro de todas as ações, além de estabelecer métricas e otimizar o tempo de desenvolvimento e de atendimento.

Déspina Nogueira, coordenadora de Comunicação na SUCOM.

O planejamento traz ainda detalhes sobre como todas essas ferramentas serão aplicadas pelas áreas de Comunicação do IPM e das unidades do Mackenzie. “Todas essas ferramentas estão integradas, mesclam entre si, mas são gerenciadas por meio da LACE, que visa ao controle de demandas e tarefas, e pelo Programa de Embaixadores da Marca”, explica Déspina Nogueira, coordenadora de Comunicação na SUCOM. Segundo ela, essas ferramentas cobrirão todas as atividades que envolvem a comunicação do IPM e suas unidades, desde a identidade visual de todos os materiais, o conteúdo de redes sociais e demais divulgações institucionais e administrativas, o relacionamento com a imprensa e, claro, as ações voltadas à confessionalidade.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página