Palavra do Gestor

Instituto Cristão Mackenzie: novidades no curso técnico

Elemento decorativo

Nova matriz curricular permitirá aos alunos especializarem-se por meio de projetos internos em áreas de interesse.

Bruno de Lima Romano, diretor-geral do Instituto Cristão Mackenzie

Foto: NTAI/Mackenzie

Na área rural da cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, há um colégio Mackenzie bastante inusitado e surpreendente. É uma escola em que não há apenas um quintal, mas belos pinheiros centenários, permeando lavouras, árvores frutíferas e pastos; não apenas salas de aula e laboratórios, mas galpões de mecanização, bezerreiros, aviários e muito mais. E pela manhã, o leite servido pela equipe da escola é produzido lá mesmo, na leiteira da fazenda.

Fundado em 1915 pelo missionário estadunidense Harry P. Midkiff, enviado ao Brasil para educar jovens nas artes manuais e agricultura, o Instituto Cristão de Artes Práticas tornou-se referência na formação de excelência, aliando o preparo intelectual e profissionalizante a uma sólida formação do caráter. Em novembro de 2023, foi incorporado à rede de colégios do Instituto Presbiteriano Mackenzie, passando a se chamar Instituto Cristão Mackenzie (ICM), o qual oferta um ensino com tradição, inovação e excelência, ensinando e potencializando as habilidades para um desenvolvimento integral da pessoa na perspectiva cristã reformada.

No ICM, o estudante tem a opção de acrescentar ao Ensino Médio a formação do curso técnico em Agropecuária, ofertado regularmente pela escola desde 1968. Nele aprendem-se conhecimentos de agricultura, bovinocultura de corte e leite, suinocultura, fruticultura e zootecnia — componentes ministrados por profissionais capacitados e que acompanham as áreas de tecnologia e inovação, agronegócios, cooperativismo e experimentação. O currículo moderno e alinhado com o agro brasileiro utiliza-se de recursos didáticos como maquinários agrícolas, criações diversas e laboratório, para fornecer aos alunos o melhor preparo para um dos mais importantes mercados da economia nacional. E no Ensino Médio, o Sistema Mackenzie de Ensino traz a excelência acadêmica e o preparo exemplar para o Enem e qualquer vestibular do país.

Novidades para 2024

Este ano, o ICM apresenta à região uma nova matriz curricular do curso técnico, que permitirá aos alunos especializarem-se por meio de projetos internos em áreas de interesse, enquanto tomam conhecimento das mais recentes inovações tecnológicas do agro nacional. Um desses projetos é a COOPIC, a Cooperativa Escolar do Instituto Cristão, uma empresa agrícola “júnior”, administrada pelos próprios alunos, sob a tutoria de professores habilitados e com pleno acesso às áreas produtivas da fazenda.

Os alunos de Castro que optam por cursar apenas o Novo Ensino Médio, além de receberem a formação inovadora característica das unidades de educação básica do Mackenzie, passam três tardes na escola e, sob as ações do programa MackVest, conduzem seus estudos tutoreados por professores, desfrutando do ambiente diferenciado, aberto e campestre.

Com o intuito de projetar a escola em âmbito regional e nacional, meninas e rapazes de outras regiões do país podem residir na escola enquanto realizam seus estudos. Os alojamentos possuem equipamentos diversos para a estadia confortável, como salas de jogos, quadras poliesportivas, campo de futebol, acesso ao bosque e um ambiente propício à leitura e aos estudos.

Assim, passados mais de 100 anos — e agora junto ao Instituto Presbiteriano Mackenzie —, a escola mantém firme sua vocação de ensinar para a vida e preparar o jovem para as atividades produtivas.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página