Beau Giannini.

NTAI/Mackenzie

Masterclass da Hult Business School

COI Em 10 de novembro, a Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM, em parceria com a Hult Business School, dos Estados Unidos, realizaram, para os alunos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), a masterclass Global Financial Services Undergoing a Massive Digital Transformation, ministrada pelo professor da instituição estadunidense e especialista em tecnologias emergentes e transformação digital, Beau Giannini.

“A transformação digital é o que toda companhia e empresa do mundo está tentando descobrir. É um importante princípio porque fazer dinheiro apenas para si próprio não basta, mas fazer do mundo um lugar melhor. E como fazer do mundo um lugar melhor e fazer dinheiro ao mesmo tempo? Incluindo mais as pessoas e dando mais acesso a elas, sobretudo em tecnologias emergentes”, falou Giannini.

Segundo ele, a tecnologia causou mudanças radicais na maneira como as pessoas interagem com o dinheiro, redefinindo estruturas até então sólidas, como os tradicionais serviços oferecidos pelos bancos.

Victor Cusato.

Taylor University

Oportunidades de intercâmbio na Taylor University

Engenharia Em 17 de novembro, a UPM recebeu o egresso do curso de Engenharia Civil e atual diretor do projeto IMPACT da Taylor University, Victor Cusato. O evento, parte do memorando de entendimento entre as duas instituições, foi uma oportunidade enriquecedora para os mackenzistas explorarem as vastas possibilidades de intercâmbio. O destaque da palestra foi o projeto IMPACT, laboratório de empreendedorismo da Taylor University. Cusato guiou os presentes por essa experiência única que busca desenvolver habilidades de liderança, preparando os alunos para catalisar mudanças positivas na sociedade. Ele ressaltou a importância de iniciativas que transcendem o ambiente acadêmico, moldando líderes comprometidos com o bem comum.

Os participantes também conheceram um pouco das oportunidades esportivas por meio de uma transmissão em vídeo diretamente de Indiana, Estados Unidos, com a recrutadora de estudantes multiculturais e ex-aluna da Taylor University, Giovanna Domene Shilts. O diretor de Inovação e Empreendedorismo da universidade estadunidense, Mike Bates, destacou a relevância da parceria entre as instituições e o desejo de aprender com o Mackenzie, sublinhando que essa colaboração mútua é enriquecedora para ambas as partes. Mike enfatizou a abordagem relacional da Taylor e como ela impacta positivamente a experiência dos alunos.

 

Ministro aponta ações de estímulo ao empreendedorismo

CCSA A UPM recebeu, em 13 de novembro, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, para uma palestra com o tema “Estratégias e desafios para o desenvolvimento do empreendedorismo brasileiro”. O evento foi realizado no auditório MackGraphe, no campus Higienópolis.

O ministro apresentou dados que mostra que 92% das empresas no Brasil são consideradas micro ou pequenas e microempreendedores individuais, os chamados MEI. Para França, é necessário criar um ambiente propício para que pequenos empresários possam se desenvolver e crescer. Para isso, o Ministério cria ações para mapear as necessidades desse grupo e então prestar o suporte necessário, como o fornecimento de linhas de crédito especiais.

O ministro também apresentou algumas medidas que devem ser implementadas pelo Ministério, que visam auxiliar os MEI e as pequenas e microempresas, como a reativação do Fórum Permanente de MPEs, além de criar uma estratégia de empreendedorismo feminino.

A palestra de Márcio França foi um convite do programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), cujo diretor, Cláudio Parisi, celebrou a presença do ministro, uma vez que o empreendedorismo é uma disciplina importante para o Mackenzie.

Curso Dual Study destaca-se em workshop de contabilidade 4.0

CCSA Em 30 de outubro, a UPM realizou, juntamente com a Rödl & Partner South America e a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK), o Workshop Contabilidade 4.0, com a participação do managing partner da Rödl & Partner e membro do conselho de IDW (Ibracon alemão), Martin Wambach. O evento ocorreu na sede da AHK, em São Paulo, e contou com autoridades das três instituições realizadoras, além de convidados especiais das empresas participantes e alunos da UPM do curso Ciências Contábeis Dual Study, que compartilharam o impacto desse programa inovador.

O modelo Dual Study alemão parte do conceito de que a formação do aluno é feita em conjunto, com períodos de formação cursados na universidade e outra parte na prática empresarial. As empresas parceiras do curso, além de subsidiarem parte da mensalidade, participam da concepção da grade curricular, da seleção do aluno, das atividades extracurriculares e da prática de cada disciplina núcleo de cada semestre.

Conduzindo o evento, Phil Klose, sócio da Rödl & Partner América do Sul, destacou que precisamos estar preparados para a era digital e que as áreas financeira e contábil não estão isentas dessa transformação. Por essa razão, Klose realça a importância do preparo e do curso com a UPM. O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, comentou que as universidades precisam estar próximas das empresas, mesmo com os desafios inerentes à implementação de um curso desse tipo.

Destaques do Festival Agile Trends

FCI O Festival Agile Trends, realizado em colaboração com a UPM, por meio da Faculdade de Computação e Informática (FCI), concluiu sua primeira edição presencial em São Paulo, em 7 de novembro, proporcionando uma jornada de aprendizado e troca de experiências sobre a Gestão Ágil na era Digital. Com a participação de mais de 150 entusiastas da agilidade, o evento reuniu profissionais renomados para abordar os desafios e as oportunidades da transformação e gestão ágil no cenário corporativo atual.

Entre os destaques da programação, Vaner Teixeira, da Raia Drogasil (RD), compartilhou insights sobre a âncora da melhoria contínua em 2021 e a mudança na forma de trabalho com foco na execução da estratégia centrada no cliente em 2022. Em 2023, o foco é voltado para os resultados. Thais Fernandes e Suellen Mares, da Gerdau, exploraram a transformação digital na indústria, destacando as expectativas do consumidor, do colaborador e dos jovens em 2023. Renata Oliveira, do Mackenzie, focou na efetividade e transformação digital, ressaltando a importância da disciplina operacional. Dairton Bassi, fundador e CEO do Agile Trends, expressou sua satisfação com o evento. “Ver profissionais ágeis reunidos, trocando conhecimento e experiências, é sempre inspirador. O Festival Agile Trends em parceria com a Universidade Mackenzie reforça nosso compromisso de impulsionar a inovação e a agilidade nos negócios, promovendo um espaço para aprendizado contínuo e conexões significativas.”

Mackenzie e Teros revelam o potencial dos dados abertos

FCI Em 11 de novembro, a Teros, empresa especializada em soluções de inteligência de dados, pricing e Mundo Open, e a UPM, por meio da Faculdade de Computação e Informática (FCI), promoveram o evento Explorando as Possibilidades do Mundo Open, que contou com palestras que abordaram uma visão abrangente do Mundo Open, passando pelo Open Finance, Open Gov, Open Capital Market e Open X. Os especialistas explicaram como esse ecossistema impacta diretamente o dia a dia dos negócios, democratizando e promovendo a expansão digital da economia.

Juan Ferrés, CEO da Teros, e Lígia Novazzi, COO da Teros, compartilharam suas experiências e insights sobre os principais projetos e tendências do Mundo Open. Os participantes também puderam visualizar, na prática, como podem se tornar membros ativos da comunidade Mundo Open, contribuindo para o desenvolvimento de projetos inovadores com as melhores práticas de contribuição e orientações sobre como se envolver em projetos, produtos e soluções emergentes nesse ecossistema colaborativo.

Arquitetura bioclimática na FAU Mackenzie

FAU De 30 de outubro a 1º de novembro, a UPM, por meio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), sediou o XVII Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC) e o XIII Encontro Latino-americano de Conforto no Ambiente Construído (ELACAC). O evento é promovido anualmente pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), e a temática dessa edição foi adaptação, mitigação e resiliência. Em sua saudação, o diretor da FAU, Carlos Leite, disse estar muito satisfeito em receber o evento, que, há quase duas décadas, promove continuidade e avanços: “Hoje essa pauta é urgente em âmbito mundial. A unidade tem desenvolvido estudo e pesquisas nas áreas de conforto ambiental, tanto em edificações quanto em ambiente urbano”. Destaque para a palestra de abertura da programação, ministrada pelo pesquisador Andreas Matzarakis, do Centro de Biometeorologia Humana do Serviço de Meteorologia da Universidade de Freiburg, na Alemanha, sobre o tema “Bioclima térmico como parte de possibilidades das adaptações climáticas”.

CEDaD Meeting debate o futuro da educação

CEDaD Em 27 de novembro, o Centro de Educação a Distância (CEDaD) da UPM realizou o CEDaD Meeting, no auditório MackGraphe do campus Higienópolis, com a presença de diferentes equipes que atuam nos polos do Mackenzie nessa modalidade. A pró-reitora de Graduação da UPM, Janette Brunstein, destacou que a educação a distância é uma área que cresce a cada ano e, consequentemente, gera mais desafios. Por sua vez, a superintendente do CEDaD, Miriam Rodrigues, falou sobre a expectativa dos estudantes em relação à educação. “Os alunos que chegam até nós têm o perfil absolutamente diferente ano após ano, e olhamos para nossas estratégias de ensino e descobrimos uma grande oportunidade de mudar”, afirmou. Após a abertura do evento, uma palestra foi ministrada pelo professor e autor do livro Transformação digital: mentalidade, cultura, liderança na área digital, Edney Souza, também conhecido como Interney. Segundo ele, uma das tendências para o futuro é a educação personalizada, que possui como ferramentas a aprendizagem adaptativa e um plano de estudo, com a elaboração de trajetórias individualizadas. Outra tendência é a educação socioemocional e as soft skills, pois “se sei expressar o que quero, os objetivos, a finalidade, eu tenho resultados melhores. Se o aluno não consegue expressar claramente o que quer, não terá resultado nem da inteligência artificial”, complementou Souza.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página