Em 23 de novembro, o IPM realizou um culto em celebração ao Dia de Graças, no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis. Organizada pela Chancelaria do Mackenzie, a cerimônia contou com a presença de toda a equipe da Capelania, incluindo os capelães e os assistentes de capelania das unidades de fora de São Paulo.
O culto começou com apresentações das turmas de violão e violino da Escola Livre de Música Mary Ann Chamberlain (ELMMAC), com a participação do Coro Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) e do Coral da Capelania.
Durante a celebração, muitas orações de gratidão foram feitas por vários motivos. Todos os presentes foram convidados a se unirem em ação de graças pela vida profissional, pela saúde e pela ELMMAC.
O sermão foi ministrado por Robinson Grangeiro, que pregou com base no texto de João 9, que narra sobre o milagre do cego de nascença que voltou a viver. O texto seria uma evidência da incapacidade humana de compreender a graça de Deus.
O IPM realizou, em 13 de novembro, uma homenagem aos colaboradores por tempo de serviço à Instituição. Foram agraciados com a honraria funcionários que completaram 10, 15 ou 20 anos, em cerimônia que aconteceu no auditório Escola Americana, no campus Higienópolis. O presidente do IPM, Milton Flávio Moura, destacou a importância da continuidade do trabalho para a construção do legado. “Vocês vão viver e trabalhar para deixar um legado que ficará para ser lembrado e registrado em resultados que serão buscados no futuro. Estamos trabalhando para servir essa instituição e isso significa que servimos aqueles que passam por ela”, declarou.
Pronunciaram-se também durante o evento o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro; o diretor de educação do IPM, José Paulo Fernandes Júnior; o pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Cleverson Pereira de Almeida; e o superintendente da Superintendência de Pessoas e Serviços (SUPES) do IPM, Tony Geraldo Carneiro.
O MackGraphe, representado pelo diretor Benedito Aguiar e pelo pesquisador Aryel Heitor, marcou presença no evento Fórum de Inovação de Castro, no Paraná, no qual foi lançado o Projeto de Parque Tecnológico para a Cidade, ao lado de autoridades da cidade e de associados e parceiros da Cooperativa Castrolanda.
A Castrolanda possui atividade econômica predominantemente baseada na agricultura e pecuária leiteira. Abriga também uma das maiores cooperativas agropecuarista do Brasil. A cidade também conta com uma unidade do IPM, o Instituto Cristão de Castro (ICC), integrante da comissão organizadora do evento, que oferece curso técnico em Agropecuária integrado ao segundo grau.
Por meio das palestras proferidas pelos representantes do MackGraphe e da discussão com os técnicos envolvidos na cadeia produtiva do leite, o Fórum foi uma ótima oportunidade para discutir e explorar potenciais projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), utilizando nanotecnologias e espectrometria de massas.
A professora da Escola de Engenharia (EE) da UPM e pesquisadora no Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe) do IPM, Cecília Castro e Silva, participou no início de novembro de uma das mais prestigiadas conferências científicas mundiais, a Nature Conference: Flexible Electronics – Science for a Sustainable World. O evento, realizado em Xiamen, China, reuniu 35 das maiores autoridades do mundo em eletrônica flexível, com o objetivo de apresentar pesquisas na área e discutir como desenvolver tecnologias baseadas em eletrônica flexível de forma sustentável. A promoção da Conferência foi da prestigiosa Revista Nature, por meio de seu grupo editorial, em parceria com a Universidade de Xiamen.
Na ocasião, como palestrante convidada, a professora Cecília Silva apresentou os resultados das pesquisas que estão em desenvolvimento no MackGraphe sobre avanços em materiais baseados em grafeno, aplicados a biossensores e dispositivos eletrônicos, uma área de pesquisa em grande expansão e com gama significativa de aplicações.