Evento que abriu semestre letivo da UPM contou com palestrantes internacionais e série de workshops sobre novas ferramentas e tecnologias para docentes.
Fotos: NTAI/Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) deu início ao segundo semestre de 2023 com o VII Fórum de Aprendizagem Transformadora. O evento aconteceu entre os dias 26 e 28 de julho no campus Higienópolis, em São Paulo, e teve como tema “Inteligência Artificial e o Ensino Híbrido na Educação Superior”. O evento contou com uma série de palestras e workshops, conduzidos por especialistas nacionais e internacionais. Uma agenda intensa, repleta de temas do momento. Entre eles, o uso do ChatGPT nas práticas docentes, ensino híbrido, Power BI e podcasts, além de questões éticas do futuro do trabalho docente.
“O VII Fórum de Aprendizagem Transformadora acompanhou os debates mais recentes sobre o tema inteligência artificial e ensino híbrido. As discussões foram conduzidas por renomados conferencistas nacionais e internacionais, permitindo aos presentes conhecerem como o tema é abordado nessas diferentes realidades”, explica Janette Brunstein, pró-reitora de Graduação da UPM. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) e pela Coordenadoria de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT), reuniu 440 participantes.
Tecnologia e identidade mackenzista
A abertura do evento aconteceu no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis. “Esse fórum tem sido muito bem pensado e traz assuntos que são relevantes e atuais para o exercício do ensino e aprendizagem no Ensino Superior. O mundo está mudando muito, e nós temos o dever de identificar as transformações, compreendê-las e verificar a melhor forma de aplicação em nosso ambiente de trabalho”, declarou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.
Para o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, o Fórum integra a história e a identidade mackenzistas em sintonia com sua confessionalidade. “Nós vivemos a realidade da comunhão, da proximidade e do relacionamento. Começar o semestre com o Fórum é reconhecer as bênçãos que nós temos recebido e continuar pedindo a direção de Deus para que o semestre venha a trazer o melhor para a UPM e para nossos alunos”, afirmou.
A abertura contou também com a participação de uma robô, batizada de Pepper, que auxiliou a pró-reitora de Graduação na apresentação do Fórum. “Os professores presenciaram uma discussão sobre como potencializar a excelência do ensino em uma nova era tecnológica”, reforçou Janette Brunstein.
A abertura do evento contou ainda com a presença do diretor de Educação do IPM, José Paulo Fernandes Júnior; do pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; do pró-reitor de Planejamento e Administração, Luiz Carlos Lemos Júnior; e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello.
Palestrantes nacionais e internacionais
Aconteceram duas palestras logo após a abertura. A primeira foi conduzida por Arianna Valentini e Emma Sabzalieva, pesquisadoras do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina. Elas debateram o uso da inteligência artificial no Ensino Superior por meio da ferramenta ChatGPT.
“Podemos usar a AI em aprendizagem personalizada, em processos de ensino inteligente, realidade aumentada, verificar o progresso dos alunos e a integridade acadêmica”, exemplificaram. Os presentes no Fórum também conferiram, com exclusividade, os principais achados de um artigo inédito sobre o tema, que será publicado em setembro.
Nos dois dias seguintes, outras palestras e workshops movimentaram o VII Fórum de Aprendizagem. Entre os convidados internacionais, estiveram nomes como Husam Aldamen, da Qatar University, e Jeff King, University of Central Oklahoma.
“A qualidade dos palestrantes foi evidenciada, houve bastante reconhecimento da comunicação realizada pela professora Dora Kaufman, que abordou as oportunidades e os desafios envoltos no tema da inteligência artificial na educação”, conta Janette.
Workshops com lotação máxima
Os workshops do VII Fórum de Aprendizagem Transformadora abordaram uma ampla gama de temas, proporcionando aos participantes diversos insights e ferramentas para levar inovação para a sala de aula. A variedade de temas atraiu a atenção do público. “Tivemos lista de espera em todos os eventos, que atingiram lotação máxima de participantes”, comemora Janette.
André Dembitzky, por exemplo, conduziu o workshop “Jogos de tabuleiro como ferramentas interativas de ensino”. Ele apresentou aos professores diferentes jogos de tabuleiro e suas funcionalidades educativas. Além disso, foram apresentadas experiências aplicadas na UPM e seus resultados. Em “Formação MackSTLR: prepare-se para construir a sua IAT”, Milena Colazingari apresentou modos de elaborar uma Iniciativa de Aprendizagem Transformadora (IAT). Já Mariana Zuliani apresentou aos presentes o sistema MackSTLR, o qual permite o domínio das formas de registro, acompanhamento e feedback das atividades reflexivas dos alunos.
Em “Podcast como ferramenta pedagógica”, o professor Alvaro Bufarah Junior mostrou aos docentes o potencial dessa mídia digital como recurso formativo, incluindo orientações sobre estratégias necessárias para produzir o próprio podcast ou ensinar os alunos a criar os próprios conteúdos. Lilian Bacichg trouxe reflexões sobre o ensino híbrido. Em seu workshop, ela auxiliou os docentes na organização de contextos de aprendizagem híbrida com ênfase no processo formativo dos alunos. Em “Aplicações do Adobe em sala de aula”, Paulo Franqueira apresentou diferentes softwares desenvolvidos pela empresa, como a nuvem Adobe e sua Inteligência Artificial, chamada Sensei, e o Firefly, software de modelagem em 3D.
A professora Sabrina Vasconcellos levou ao workshop “Power BI como ferramenta pedagógica e de gestão” uma discussão conceitual e prática sobre as vantagens e oportunidades da ferramenta. Os presentes aprenderam de que forma o Power BI pode contribuir na gestão de dados quantitativos no ambiente escolar.
“Sob o ponto de vista dos palestrantes, a Universidade foi parabenizada pelo evento organizado, tanto por sua magnitude, quanto por seu objetivo: a promoção da formação continuada docente e sua atualização profissional”, avalia a pró-reitora de graduação da UPM.