Com o objetivo de lançar luz à pesquisa científica desenvolvida na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Na Lupa! é um novo quadro de divulgação científica mackenzista. Com tradição em inovar e empreender, a pesquisa é uma das preocupações da UPM, o que coloca a instituição como uma referência no fazer científico.

Pesquisa desenvolve GPS sem satélite

No dias de hoje, qualquer equipamento de geolocalização utiliza de alguma forma o sistema de GPS, que, por sua vez, depende de satélites. Uma pesquisa que vem sendo conduzida na UPM desenvolveu um sistema que permite a localização de imagens georreferenciadas sem a utilização de qualquer satélite. O Na Lupa! conversou com o professor Sergio Vicente Pamboukian sobre a criação do GeoMack, como foi chamado esse novo sistema.

De acordo com ele, o GeoMack tem como vantagem a independência de outros sistemas de navegação e de satélites; a baixa interferência da ionosfera; e o baixo custo das estações e das repetidoras, sendo muitas vezes menor que os sistemas por satélite. “O GeoMack funciona como um GPS invertido, em que o equivalente dos satélites são estações colocadas em terra em posições extremamente bem georreferenciadas. Também usa estações repetidoras de sinal no espaço (que podem ser torres, balões, aviões, drones, satélites, cubesats etc.) para fazer a comunicação entre estações e georreferenciar alvos em terra ou no ar”, disse Pamboukian.

Além disso, o novo sistema apresenta um sincronismo preciso em relação ao tempo, podendo ser utilizado em áreas inóspitas e também servir como um backup para sistemas de navegação global, como os aparelhos GPS. Em fase final de testes, o GeoMack é um dos projetos disponíveis na Vitrine Tecnológica, plataforma que pretende dar visibilidade a projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas patentes realizados na UPM.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página