
Trabalhos de Mackenzistas são selecionados para evento de genética nos EUA
07 de janeiro de 2026 | Faculdade Paraná Hospital Paraná Destaque
A professora paranaense Liya Regina Mikami, que leciona genética médica na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), teve dois de seus trabalhos científicos selecionados para a 33ª edição do ACMG Annual Clinical Genetics Meeting (Reunião Anual de Genética Clínica do Colégio Americano de Genética Médica e Genômica – ACMG). Considerado um dos maiores e mais relevantes congressos mundiais da área, o evento será realizado entre os dias 10 e 14 de março de 2026, em Baltimore, nos Estados Unidos, e reunirá especialistas de diversos países.
Na edição de 2026, o congresso abordará avanços e inovações no diagnóstico e no tratamento de doenças genéticas. “Esta é uma área extremamente importante, pois envolve a medicina de precisão, que contempla tratamentos personalizados e a medicina antecipatória (preventiva)”, explica a professora Liya. A programação inclui palestras e mesas-redondas sobre temas como triagem neonatal, genética clínica pediátrica e adulta, medicina genômica, genética do câncer e genética pré-natal, entre outros.
Trabalhos selecionados
O primeiro trabalho a ser apresentado em Baltimore, intitulado “Da sequência genética ao fenótipo: implicações clínicas de uma variante no SCN5A na Síndrome de Brugada”, é um relato de caso inédito na literatura médica. O estudo descreve uma paciente com fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca, que também apresenta sintomas da síndrome de Brugada. “A paciente realizou o sequenciamento do exoma, um exame genético, que identificou uma variante no gene SCN5A, principal gene associado à síndrome de Brugada”, explica Liya. A apresentação será realizada pela estudante de medicina da FEMPAR e orientanda da professora, Yasmin de Sá Ortiz.
O segundo trabalho, intitulado “Sequenciamento completo do exoma identifica novos genes candidatos para fissuras orofaciais não sindrômicas”, é resultado de uma pesquisa desenvolvida durante um projeto de pós-doutorado, em parceria com a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. “Realizamos o sequenciamento do exoma de 30 pacientes com fissura labiopalatina, unilateral ou bilateral, para identificar possíveis genes alterados em comum. A partir disso, descobrimos um gene que também foi identificado em outros pacientes e posteriormente testado em ratos, que nasceram com fissuras labiopalatinas”, detalha a pesquisadora. O trabalho será apresentado pelo estudante de medicina da FEMPAR e orientando da professora, Vitor Henrique Bida.
Investimento em pesquisa científica
Segundo a professora Liya, o apoio institucional da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná no desenvolvimento de pesquisas com alunos desde os primeiros anos da graduação, aliado ao incentivo tecnológico e financeiro do Mack Pesquisa e do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), tem sido fundamental para os resultados alcançados. “A seleção dos nossos trabalhos para este evento nos Estados Unidos é uma prova disso. Nosso grupo de pesquisa tem se dedicado ao estudo de doenças genéticas e à produção de relatos de casos inéditos em genética médica. A aprovação de dois trabalhos em um congresso internacional de renome reflete o comprometimento da instituição e dos alunos com a pesquisa científica e permite divulgar internacionalmente a excelência da formação oferecida pela FEMPAR”, conclui.
Notícias Relacionadas

Banco de Leite Humano do HUEM comemora 27 anos com estoque em alta
Volume armazenado garante margem de segurança para o outono e o inverno, período em que as doações caem drasticamente
Faculdade Paraná

HUEM é habilitado pelo MEC para residência multiprofissional em três programas estratégicos
Serão 36 vagas no total, distribuídas nos três programas entre as áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia e serviço social
Faculdade Paraná

Pacientes pediátricos do Hospital Mackenzie recebem presentes de Natal em ambulatório
Pequenos foram surpreendidos com carrinhos, bolas, bonecas, jogos, entre outros brinquedos
Hospital Paraná

FEMPAR recebe selo de Instituição Socialmente Responsável da ABMES
Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior reconheceu o Mackenzie por diversos projetos sociais de relevância
Faculdade Paraná
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa