SAMU Indígena conta com participação de egressos da Escola Vital Brasil

01 de dezembro de 2025 | Atualidades Ética e Cidadania Responsabilidade Social Destaque

Lançado em agosto de 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Indígena, que opera na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um programa inovador de saúde voltado para população indígena da região. A Escola Presbiteriana Mackenzie Vital Brasil (EVB), mantida pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), possui uma relação muito próxima com a ação, pois boa parte dos profissionais de saúde que atuam no programa foram formados nos cursos técnicos de enfermagem da instituição.

O SAMU Indígena fica disponível 24h por dia nas proximidades de aldeias para atendimentos de urgência e emergência. Conta com uma viatura e uma equipe composta por um condutor socorrista, um técnico de enfermagem e um enfermeiro. Boa parte dos 14 profissionais da saúde que compõem o quadro técnico são indígenas e bilíngues, fluentes em português e guarani. 

A EVB possui um papel muito importante na formação dos técnicos de enfermagem da região. “Temos muitos alunos indígenas estudando na Escola Vital Brasil e isso é importante, pois eles se tornam capazes de desenvolver o trabalho de técnico de enfermagem junto à comunidade e, principalmente, mantendo os costumes, a língua e rotina da vida indígena”, explica Alexander Silva Azevedo, enfermeiro que integra a equipe do SAMU Indígena e que foi professor na escola mackenzista. 

De acordo com Azevedo, com a implantação do SAMU Indígena, a expectativa é de que os atendimentos às populações indígenas sejam mais rápidos. “Porque os condutores e os técnicos de enfermagem são locais, o que facilita muito, pois eles conhecem toda região e a área indígena lá dentro, conhecem as pessoas, então facilita muito o atendimento dentro da aldeia”, aponta. 

O SAMU bilíngue tem por objetivo aprimorar o entendimento entre os profissionais da saúde e os pacientes, reforçando o compromisso do SUS de oferecer um serviço universal, gratuito e culturalmente adequado. Cada espaço da base do SAMU 192 Indígena também recebe o nome do ambiente em guarani. Os pacientes indígenas deverão ser encaminhados para hospitais de referência da região em caso de necessidade.

Notícias Relacionadas

RUF 2025: FEMPAR se mantém entre as 5 melhores instituições do Paraná

Com 56 anos de atividades completados em 2025, a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) se manteve entre as cinco melhores instituições de…

Faculdade Paraná

Ministra do Superior Tribunal Militar debate internacionalização do Direito

Evento realizado no Mackenzie é um dos maiores na pesquisa jurídica

Universidade

Aluno de Gastronomia da UPM vence o Concurso de Cozinha Coreana

Guilherme Novaes conquistou uma viagem para a Coreia do Sul após competição desafiadora

Gastronomia

Cinema e jornalismo: quando duas narrativas constroem a história

Livro reúne mais de 1.300 sinopses e analisa como produções audiovisuais representam a narrativa jornalística ao longo da história 

Universidade

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades