
Relação entre Inteligência Artificial e Justiça é tema de debate no Mackenzie
27 de agosto de 2019 | Eventos Parcerias Pesquisa e Inovação Universidade Campus Higienópolis Destaque
A Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), sedia o evento Inteligência Artificial e Justiça, em parceria com a Société de Législation Comparée Diálogo Franco-Brasileiro, sob a coordenação dos professores Adriano Caldeira (FDir); Juliano Barra, do IBMEC e professor convidado na École de Droit de la Sorbonne; Gustavo Cerqueira, presidente da secção América Latina da Société de législation comparée; Thamara Medeiros (FDir); e Thibautl de Ravel d´Esclapon, maître de conférences na Universidade de Strasbourg.
A mesa redonda acontece na próxima sexta-feira, 30 de agosto, no auditório MackGraphe, campus Higienópolis, nos períodos da manhã e da noite. O debate é gratuito, voltado a alunos mackenzistas e aberto a participantes externos, com necessidade de inscrição a todos (links abaixo).
O evento contará com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antônio Dias Toffoli, e o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo e professor da Faculdade de Direito Mackenzie, Gianpaolo Poggio Smanio, além de integrantes da associação francesa, diretor e professores da Faculdade de Direito do Mackenzie e professores externos convidados.
Tema
O debate mostrará as relações entre a inteligência artificial (IA) e a justiça, abordando como a IA poderá interferir na atuação da justiça brasileira e internacional, tanto no funcionamento da justiça, robotização da atuação nos processos, como dos cartórios, na atuação das investigações dos tribunais, busca por patrimônio, investigação por pessoas foragidas, entre outras possibilidades. Existem países hoje que já analisam a possibilidade de a tecnologia substituir a atuação do julgador, o que é, apesar de incipiente, um começo.
O Brasil já possui robôs em processos de implementação, no STF, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tribunais de estado, mas ainda são sistemas auxiliares, não são sistemas que irão substituir a atuação humana. São sistemas colaborativos, que vão auxiliar os julgadores. Eles são alimentados, mas não tomam decisões.
O uso da tecnologia pode facilitar a equalização das decisões tomada nos tribunais. “Hoje, nós temos no Brasil aproximadamente 100 milhões de processos. Dentro desses, há milhares com teses idênticas e que estão tramitando separados e há um grande risco de receberem decisões diferentes, mesmo com pessoas em situações semelhantes. A robotização, neste sentido, é bastante positiva”, afirmou Caldeira.
Inteligência Artificial e Justiça
Data: 30 de agosto
Horário: manhã: 8h30 – noite: 17h30
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Higienópolis – Auditório MackGraphe
Inscrições: Diurno - aluno, noturno - aluno, diurno - externo, noturno - externo.
Notícias Relacionadas

“Polícia não pode estar à mercê de ingerências políticas”
Delegada Raquel Kobashi Gallinati palestra na Semana do Advogado no Mackenzie
Ética e Cidadania

Currículo escolar e tecnologia da educação serão temas em Seminário no Mackenzie
Alunos e professores podem submeter seus trabalhos para apresentar no evento
Eventos

Ética deve se antecipar ao desenvolvimento e tecnologia
VII Encontro de Bioética no Mackenzie debate questões fundamentais à sociedade
Ética e Cidadania

Mackenzie Campinas debate Direito e Tecnologia em seminário
Evento ocorrerá em 12 e 13 de março no auditório da Universidade
Eventos


Cooperação entre Mackenzie e Comissão Interamericana de Direitos Humanos
James Cavallaro, presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos-CIDH, professor da Escola de Direito da Universidade de Stanford e Diretor…
---- Rank
