
Projeto promove inclusão na EXPOMACK 2026
28 de outubro de 2026 | Educação & Cultura Colégios Destaque São Paulo - Higienópolis
Como conhecer as regiões do Brasil sem depender exclusivamente da visão? A partir dessa pergunta, os alunos do 7º ano E, orientados pelo professor Pedro, de Geografia, desenvolveram o projeto “Brasil em Todos os Sentidos”, apresentado na EXPOMACK 2026. A iniciativa propôs uma experiência multissensorial para estudar as cinco macrorregiões brasileiras, integrando conhecimento geográfico e inclusão.
O projeto começou com a escuta de pessoas com deficiência visual, que compartilharam experiências de aprendizagem e sugestões para tornar o ensino mais acessível. A partir dessa troca, os estudantes produziram mapas táteis, painéis com texturas, representações de biomas e relevos, paisagens sonoras, músicas regionais e elementos olfativos.
Alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a atividade abordou as regionalizações brasileiras, a cartografia, a biodiversidade e os aspectos culturais, humanos e econômicos de cada região. Os materiais desenvolvidos foram apresentados a adultos com deficiência visual, que puderam experimentá-los e contribuir para o aprimoramento das produções.
Uma das participantes, Eni Kindermann, destacou a importância de iniciativas que incentivam a inclusão desde a infância.
“Quando alunos como vocês começam a aprender desde cedo a se importar conosco, podem ter certeza que isso faz toda a diferença no ambiente em que nós vamos interagir, tanto no presente quanto no futuro. Então multipliquem esses conhecimentos.”
Durante a EXPOMACK, a sala do 7º ano E foi organizada em cinco estações sensoriais, permitindo que os visitantes conhecessem as particularidades das regiões brasileiras por meio do tato, da audição e do olfato. Os próprios estudantes conduziram as apresentações, compartilhando os conhecimentos pesquisados e orientando a exploração dos materiais.
Além da aprendizagem geográfica, a experiência estimulou competências como comunicação, empatia, cooperação e responsabilidade cidadã, previstas na BNCC.
A experiência mostrou aos alunos que aprender também envolve ouvir, trocar experiências e entender a realidade de outras pessoas. Ao apresentar o projeto na EXPOMACK 2026, a turma colocou em prática o tema do evento, “O jeito Mackenzie de mudar o mundo: formar para servir”, inspirado em Marcos 10:45, mostrando como pequenas atitudes de respeito e inclusão podem fazer a diferença na convivência dentro e fora da escola.
Notícias Relacionadas

MackPlay homenageia tradição esportiva do Mackenzie em série documental
Relatos de profissionais que ajudaram a construir a história celebram os 80 anos do Mac-Nav
Atualidades

Colégio Mackenzie São Paulo se destaca na ONANO 2026
Estudantes conquistam Medalhas de Diamante, Ouro e Bronze, além de três Menções Honrosas
Nossos Talentos

Mackenzie é eleito o Colégio Mais Amado de São Paulo pelo segundo ano consecutivo
Reconhecimento da VEJA SP, definido por votação do público, destaca a relação de confiança e pertencimento construída entre o Colégio Presbiteriano…
Colégios

Campeonato de Cheerleaders do Colégio Mackenzie Tamboré une técnica e criatividade
Evento reforça a formação integral dos alunos e ganha destaque pelo nível técnico e envolvimento das equipes
Colégios


