Projeto de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior realiza formatura de nova turma

02 de abril de 2025 | Tecnologia Eventos Universidade Campus Higienópolis Destaque CCSA

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou na última segunda-feira, 31 de março, a Colação de Grau do Projeto Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior das formandas do segundo semestre de 2024, em parceria com a Secretaria do Estado da Administração Penitenciária de São Paulo e com a Fundação Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP). Com a coordenação da professora Maria Elisa Pereira Lopes, as alunas concluíram o curso de Tecnologia em Gestão e Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA).  

A mesa da cerimônia foi composta pelo reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o diretor de Educação e Saúde, Luiz Roberto Martins Rocha, representando o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Caldas; o coronel e diretor-adjunto de Administração e Finanças, Kleber Danúbio Alencar Júnior, representando o presidente e diretor executivo da Fundação Dr. Manoel Pedro Pimentel, coronel Mauro Lopes Santos; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Wallace Tesch Sabaini; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; o capelão universitário, reverendo José Carlos Piacente Junior, representando o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro; e a paraninfa da turma professora do CCSA, Alessandra Zago Dahmer.  

As formandas contaram que o projeto não tem impacto apenas na vida delas e que elas não representam todo esse projeto, pois são uma parcela pequena dentro do sistema prisional. “Além de causar transformações, abrir portas e possibilidades, o projeto serve de exemplo para a pessoas que estão presas e almejam um diploma e, até mesmo, uma possibilidade nova de futuro. Enxergo como uma oportunidade de recomeço”, completou Ana*. 

O Projeto Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior trata-se de um trabalho colaborativo inovador, integrando áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, com a participação de professores, mestrandos e doutorandos da UPM. Seu intuito é propiciar o acesso a direitos visando a promover condições para a reinclusão social. “O projeto oferece oportunidades e acolhe a todos, quando olhamos para elas, vemos as possibilidades e a esperança. Trabalhamos no retorno dessas pessoas para suas famílias e para elas mesmas, um retorno para liberdade”, compartilhou a coordenadora do projeto, professora Maria Elisa.  

“As formadas são motivo de orgulho e que com essa formação elas possam dar o primeiro passo atrás dos seus sonhos. Que a luz da educação continue atuando em suas vidas”, disse o diretor-adjunto da FUNAP, Kleber Danúbio.  

A paraninfa, professora Alessandra Zago, destacou que a cerimônia pertencia as cinco mulheres admiráveis e que elas estavam prontas para começar um novo capítulo em suas vidas. “O talento por si só não levará ao sucesso, o que faz a diferença é o trabalho duro, a disciplina, a resiliência e a capacidade de aprender com as derrotas, e as nossas alunas são a prova viva disso”, ressaltou.  

“Para nós formandas, esse diploma significa o recomeço, aprendemos que o conhecimento é liberdade”, disse a oradora Marina*. A formanda enfatizou sobre os momentos de dúvida e que pensaram em desistir, mas persistiram e perceberam que são dignas de uma nova chance.  

Participaram da cerimônia o pró-reitor de Controle Acadêmico, Luiz Guilherme Dellore, o diretor-adjunto de Atendimento e Promoção Humana, Alexandre Rodrigues Cabrera; a CEO do Projeto Responsa, Karina Vieira; a CEO do Projeto Eu Visto Bem, Roberta Negrine; a coordenadora regional criminal da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Patrícia Simeonato, a diretora de RH e Comunicação da Constância, Michele Crivelaro, a supervisora de atendimento a empresas do centro Empresa-Escola – CIE, Monica Marcele de Oliveira; a coordenadora de Programas, Projetos e Serviços da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, professora Miriam Rodrigues; o coordenador de Desenvolvimento de Parcerias Educacionais do EAD; a coordenadora dos cursos de Tecnologia, professora Natacha Bertoia; a docente homenageada, professora Claúdia Fernanda Franceschi; e a professora Ana Lucia Fontes Vasconcelos, representando todos os docentes integrantes do Projeto de Inclusão Social de residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior.

*Nome fictício.

Notícias Relacionadas

Mesa presente na Colação de Grau. Foto: Dago Nogueira/NTAI.
Projeto Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior realiza colação de grau

Ação acolhe população carcerária feminina em unidades prisionais de regime semiaberto  

Eventos

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades