
Professor do Mackenzie vence Prêmio Jabuti na categoria Educação
06 de novembro de 2025 | Direito Cultura Educação & Cultura Universidade Destaque
O professor Adilson José Moreira, da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), venceu o Prêmio Jabuti 2025, na categoria Educação, com o livro Letramento racial: uma proposta de reconstrução da democracia brasileira. A obra apresenta o conceito de letramento racial como um processo necessário para o progresso da democracia brasileira.
O professor mackenzista ressaltou a honra de receber o Prêmio Jabuti. Ele descreveu o momento como um marco em sua longa trajetória acadêmica. “Receber o Prêmio Jabuti foi um momento muito emocionante, um momento de coroação de uma longa trajetória marcada por conquistas significativas. Minha produção acadêmica tem provocado modificações na doutrina, na jurisprudência e na legislação brasileira”, declarou.
Moreira declarou a importância do prêmio, por ele ser uma forma de construir uma cultura democrática verdadeira na sociedade. “A honra a mim conferida demonstra o interesse crescente de muitos setores da nossa sociedade em entender como a dinâmica da discriminação racial impede a construção de um mundo melhor”, ressaltou.
Em seu livro, Moreira explica como o racismo impede a evolução do senso de solidariedade cívica, motivo pelo qual ele propõe que o processo de letramento racial deve ser aplicado nas escolas, com princípios políticos e jurídicos primários desde a educação básica. “Da mesma forma que contamos histórias imaginárias para crianças, nós podemos contar histórias capazes de desenvolver o sentimento de tratamento recíproco, de solidariedade, igualdade, respeito, dignidade e direitos”, explicou.
O docente apontou que o caráter progressivo do letramento racial se tornará cada vez mais complexo à medida que a população amadurece. Dessa forma, quando o indivíduo chega à fase adulta, sua consciência do poder político de tratamento igualitário entre todas as pessoas e grupos raciais subalternizados será mais ampla.
Esse foi o segundo Prêmio Jabuti da UPM em 2025. O primeiro foi o Jabuti Acadêmico, concedido ao professor Orlando Villas Bôas Filho, da Faculdade de Direito (FDir), na categoria Direito, com o livro Antropologia e estudos sociojurídicos: a construção de um campo de pesquisa interdisciplinar.
Notícias Relacionadas

Professora do Mackenzie é finalista do Prêmio Jabuti com obra sobre ética e arquitetura contemporânea
Livro da professora Patrícia Pereira Martins destaca o legado de Vilanova Artigas e Rem Koolhaas

Dia Nacional do Escritor: um convite à literatura brasileira
Data homenageia os escritores e reforça o papel da literatura na formação cultural e humana
Atualidades

Editora Mackenzie está entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico com três livros
Reconhecimento destaca a qualidade das publicações acadêmicas e o trabalho de seus docentes
Cultura

Hospital Mackenzie é habilitado para Cuidados Paliativos adultos em portaria do Ministério da Saúde
Instituição já mantém o serviço de Cuidados Paliativos desde 2020. Habilitação representa um “reconhecimento do trabalho realizado”, segundo diretor…
Atualidades

Mackenzie Brasília firma parceria com Conselho de Corretores de Imóveis
Acordo prevê a integração e o acesso a benefícios educacionais para os profissionais registrados no conselho
Parcerias

Professor da UPM vence Prêmio Jabuti Acadêmico
Orlando Villas Bôas Filho conquista premiação com o livro "Antropologia e Estudos Sociojurídicos"
Direito

Professores do Mackenzie são finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025
Docentes possuem obras inovadoras nas áreas de Engenharia e Direito
Direito

Literatura no aniversário de São Paulo: livros retratam realidade paulistana
Conheça algumas obras que ajudam a compreender o cotidiano na capital
Cultura

Palestra sobre literatura recebe vencedor do Jabuti
Após a palestra haverá sessão de autógrafos com o autor
---- Rank

