
Professor do Mackenzie vence Prêmio Jabuti na categoria Educação
06 de novembro de 2025 | Direito Cultura Educação & Cultura Universidade Destaque
O professor Adilson José Moreira, da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), venceu o Prêmio Jabuti 2025, na categoria Educação, com o livro Letramento racial: uma proposta de reconstrução da democracia brasileira. A obra apresenta o conceito de letramento racial como um processo necessário para o progresso da democracia brasileira.
O professor mackenzista ressaltou a honra de receber o Prêmio Jabuti. Ele descreveu o momento como um marco em sua longa trajetória acadêmica. “Receber o Prêmio Jabuti foi um momento muito emocionante, um momento de coroação de uma longa trajetória marcada por conquistas significativas. Minha produção acadêmica tem provocado modificações na doutrina, na jurisprudência e na legislação brasileira”, declarou.
Moreira declarou a importância do prêmio, por ele ser uma forma de construir uma cultura democrática verdadeira na sociedade. “A honra a mim conferida demonstra o interesse crescente de muitos setores da nossa sociedade em entender como a dinâmica da discriminação racial impede a construção de um mundo melhor”, ressaltou.
Em seu livro, Moreira explica como o racismo impede a evolução do senso de solidariedade cívica, motivo pelo qual ele propõe que o processo de letramento racial deve ser aplicado nas escolas, com princípios políticos e jurídicos primários desde a educação básica. “Da mesma forma que contamos histórias imaginárias para crianças, nós podemos contar histórias capazes de desenvolver o sentimento de tratamento recíproco, de solidariedade, igualdade, respeito, dignidade e direitos”, explicou.
O docente apontou que o caráter progressivo do letramento racial se tornará cada vez mais complexo à medida que a população amadurece. Dessa forma, quando o indivíduo chega à fase adulta, sua consciência do poder político de tratamento igualitário entre todas as pessoas e grupos raciais subalternizados será mais ampla.
Esse foi o segundo Prêmio Jabuti da UPM em 2025. O primeiro foi o Jabuti Acadêmico, concedido ao professor Orlando Villas Bôas Filho, da Faculdade de Direito (FDir), na categoria Direito, com o livro Antropologia e estudos sociojurídicos: a construção de um campo de pesquisa interdisciplinar.
Notícias Relacionadas

Hospital Mackenzie é habilitado para Cuidados Paliativos adultos em portaria do Ministério da Saúde
Instituição já mantém o serviço de Cuidados Paliativos desde 2020. Habilitação representa um “reconhecimento do trabalho realizado”, segundo diretor…
Atualidades

Mackenzie Brasília firma parceria com Conselho de Corretores de Imóveis
Acordo prevê a integração e o acesso a benefícios educacionais para os profissionais registrados no conselho
Parcerias

Professor da UPM vence Prêmio Jabuti Acadêmico
Orlando Villas Bôas Filho conquista premiação com o livro "Antropologia e Estudos Sociojurídicos"
Direito

Professores do Mackenzie são finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025
Docentes possuem obras inovadoras nas áreas de Engenharia e Direito
Direito

Literatura no aniversário de São Paulo: livros retratam realidade paulistana
Conheça algumas obras que ajudam a compreender o cotidiano na capital
Cultura

Palestra sobre literatura recebe vencedor do Jabuti
Após a palestra haverá sessão de autógrafos com o autor
---- Rank
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa

