
Professor da FCI é indicado para integrar a Rede Brasileira de Reprodutibilidade
14 de outubro de 2025 | Universidade Destaque
O professor da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Anderson Adaime de Borba, foi indicado para integrar a Rede Brasileira de Reprodutibilidade, iniciativa que busca fortalecer a confiança na ciência nacional por meio da adoção de práticas de pesquisa mais abertas, rigorosas e colaborativas.
A reprodutibilidade é um conceito essencial no método científico. Ela garante que uma pesquisa possa ser reproduzida por diferentes equipes, em diferentes momentos, seguindo os mesmos métodos e obtendo resultados consistentes. “Trata-se de um princípio fundamental, pois demonstra que os resultados obtidos são consistentes e não decorrem de erros, acaso ou manipulação”, explicou Borba.
Segundo o professor, a nomeação representa um reconhecimento de sua trajetória acadêmica voltada à realização de pesquisas que possam ser replicadas com facilidade por outros cientistas. “Busco desenvolver trabalhos cujos métodos e achados possam ser facilmente reproduzidos por colegas e pares, contribuindo para o fortalecimento de investigações futuras com base sólida e acessível”, compartilhou.
Além disso, ele afirma que busca constantemente produzir estudos com métodos e resultados transparentes, contribuindo para o fortalecimento da produção científica nacional e para a formação de novos pesquisadores comprometidos com boas práticas de pesquisa.
O principal objetivo do professor é disseminar a cultura da reprodutibilidade entre os alunos e professores. “O impacto esperado é o fortalecimento da compreensão e valorização da reprodutibilidade entre alunos e professores, incentivando práticas que tornem os resultados científicos mais transparentes e confiáveis”, finalizou.
Notícias Relacionadas

Inovação com IA rende prêmio internacional ao Mackenzie
Projeto P.R.O.M.E.T.E.U, elaborado por professora da FCI, utiliza a Inteligência Artificial como tutor dialético
Direito

Encontro Mackenzie de Educadores de Matemática promove troca de experiências no campo das exatas
Evento reunirá especialistas da área para discutir o pensamento matemático
Eventos

Não perca o Workshop de Tendências Tecnológicas 2026
Faculdade de Computação e Informática promove evento entre os dias 13 e 15 de abril
Tecnologia

1º AI Business & Science: IA Impulsionando Negócios e Inovação
Iniciativa conjunta entre a Mackenzie e a Abria reforçou o compromisso com a educação por meio da Inteligência Artificial
Eventos

Ciência da Computação UPM Alphaville conquista nota máxima no MEC
Curso alcança reconhecimento máximo e consolida o campus Alphaville como referência em qualidade de ensino
Campus Alphaville

Universidade Mackenzie concede Doctor Honoris Causa a Adilson Vieira
Membro do Conselho Deliberativo foi presidente do Mackenzie entre 2008 e 2010
Chancelaria

Docente mackenzista recebe Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista 2025
Homenagem reconhece contribuições na saúde pública, no ensino e na pesquisa
Acadêmicos

Faculdade Mackenzie Rio promove palestra para alunos de Direito sobre violência contra a mulher
Líder Glória explicou o papel do programa Ronda Maria da Penha na cidade do Rio de Janeiro
Faculdade Rio

Universidade Mackenzie participa como avaliadora na FeNaDante
Pesquisas de pré-iniciação científica de estudantes do Brasil e de mais quatro países foram avaliadas por professores mackenzistas
Universidade

Conexões que Transformam: Universidade Inicia 21ª Semana de Iniciação Científica e Tecnológica
Tema reforça a importância da pesquisa e da inovação para o desenvolvimento social
Acontece no Mackenzie