Novos caminhos para o ensino na era digital em pauta no encerramento do Encerramento do XI Fórum AT

04 de agosto de 2025 | Acontece no Mackenzie Universidade Campus Higienópolis Destaque

XI Fórum de Aprendizagem Transformadora, promovido pelo Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT), teve seu encerramento na última sexta-feira, 1º de agosto, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O evento marcou oficialmente o retorno dos docentes às atividades do semestre letivo e reuniu professores, diretores de unidades acadêmicas e o reitor da universidade, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, em um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios e possibilidades do ensino no contexto contemporâneo. 

A programação de encerramento contou com duas palestras internacionais que enriqueceram o debate sobre o papel docente e a participação estudantil na construção de processos formativos mais eficazes. As palestras foram mediadas pelo professor Elizeu Coutinho de Macedo, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). 

A primeira conferência foi conduzida por Alison Cook-Sather, doutora em educação e diretora do Instituto de Ensino e Aprendizagem do Bryn Mawr College e Haverford College (EUA). Em sua fala, a pesquisadora abordou o conceito de co-creation ou cocriação, como ferramenta pedagógica para estimular o engajamento e a transformação no ambiente acadêmico. 

“Quando falamos em cocriação, estamos nos referindo a um processo de tomada de decisão compartilhada, em que há também responsabilidade conjunta e negociação tanto na aprendizagem quanto no ensino”, explicou Alison. Para ela, esse modelo rompe com a hierarquia tradicional entre professores e alunos e convida ambos a atuarem como parceiros, mantendo seus respectivos papéis, mas ampliando a agência e a escuta. 

Entre os exemplos práticos citados, destacam-se iniciativas como os accountability partners — colegas responsáveis por acompanhar mutuamente seu progresso —, check-ins regulares sobre o bem-estar dos estudantes, construção colaborativa de bibliografias e acordos de compromisso com a disciplina. “Criar espaço para os estudantes em vez de ocupá-los é um princípio essencial para a cocriação significativa”, reforçou. 

Na sequência, o professor Oscar Jerez Yañez, doutor em Psicologia e Educação e diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Faculdade de Medicina da Universidade do Chile, abordou os impactos da hiperconexão, das novas culturas e da diversidade geracional no ensino superior, sob o título "Geração Conectada: Horizontes Compartilhados"

Segundo ele, vivemos um momento de inflexão no ensino, impulsionado pela convergência de transformações tecnológicas, culturais e geracionais. “Essa chamada ‘Geração Conectada’, nossos estudantes nativos digitais, têm estilos cognitivos próprios. Eles acessam a informação de forma ubíqua e pensam em rede, o que transforma completamente as dinâmicas educacionais tradicionais”, destacou. 

Jerez também chamou atenção para a importância de valorizar as diferentes perspectivas culturais presentes nas salas de aula e da necessidade de atualização constante por parte dos docentes. “O cenário atual exige um novo perfil de professor: alguém transformador, sensível e preparado para lidar com esses novos horizontes compartilhados”, concluiu. 

Além das palestras, o encerramento do Fórum também contou com uma apresentação dos resultados do Ideathon, atividade realizada anteriormente com o tema "O celular na sala de aula e os desafios da docência: como retomar a atenção dos estudantes?". O evento foi finalizado com a participação de alunos que compartilharam suas experiências em projetos de aprendizagem transformadora. 

O XI Fórum de Aprendizagem Transformadora reafirma o compromisso do Mackenzie com a construção de uma educação mais colaborativa e adaptada aos desafios do presente, um espaço onde o conhecimento se transforma a partir do encontro entre gerações e saberes. 

Notícias Relacionadas

XI Fórum de Aprendizagem Transformadora debate sobre o ensino na era digital

Evento marca o retorno dos professores mackenzistas para as atividades do semestre letivo

Acontece no Mackenzie

3ª edição do Integra Mack Digital aproxima estudantes do EaD

Evento irá acontecer no dia 23 de agosto de 2025 no campus Higienópolis 

Eventos

“O Futuro da Auditoria Interna” é tema de palestra em Seminário no Mackenzie

Especialistas discutem desafios éticos, tecnológicos e regulatórios que moldam a auditoria interna

Eventos

CHCM recebe exposição inédita da artista Carolina Vigna

Mostra “Cadernos de Viagem” apresenta obras desenvolvidas durante pesquisa acadêmica na França e propõe reflexões sobre pertencimento, deslocamento e…

Acontece no Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades