
“Notícia em xeque”: mesa do Encontro de Comunicação e Letras debate o jornalismo no Brasil
28 de outubro de 2025 | Eventos Parcerias Universidade Campus Higienópolis Destaque
Durante o 20º Encontro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), a mesa-redonda Notícia em xeque: o que o brasileiro espera do jornalismo reuniu profissionais da área de comunicação para discutir a credibilidade, os desafios e as novas linguagens do jornalismo de hoje.
O encontro, mediado pelo docente do CCL, Vanderlei Dias, teve como convidados os sócios-diretores da Agência Virta, Lucila Lopes e Paulo Moura, contou também com a participação da jornalista da Folha de S.Paulo, Alexa Salomão, e da executiva Graziel Sueiro, líder da equipe de vendas do Instituto QualiBest, responsáveis pelo estudo apresentado.
Os participantes anunciaram uma parceria entre Mackenzie, QualiBest e Virta, que permitirá aos alunos do curso de jornalismo realizarem visitas técnicas às empresas, conectando-os ainda mais com o mercado de trabalho.
A percepção do jornalismo
“Querendo ou não, todos têm a mesma preocupação: o futuro do jornalismo. A proposta da mesa em apresentar a pesquisa e, a partir dela, refletir sobre os caminhos possíveis para a profissão, chama a atenção por ter tido a participação de outros alunos, além daqueles do curso de jornalismo”, explicou o mediador, Vanderlei Dias.
A pesquisa, realizada em setembro de 2025, ouviu 837 brasileiros de todas as regiões do país, com idades entre 18 e 60 anos, e buscou compreender as percepções do público sobre a credibilidade, papel social e futuro do jornalismo, além da influência das redes sociais e das novas tecnologias, como a inteligência artificial. “Essa parceria conecta o acadêmico ao mundo real. Resumindo, a pesquisa traz uma reflexão sobre o que está acontecendo na cabeça do leitor de hoje”, pontuou Alexa, da Folha de S.Paulo.
Os resultados apontaram que 63% dos brasileiros consideram a credibilidade do jornalismo média, mas revelam também uma crescente preocupação com a imparcialidade das notícias e o impacto das fake news. “Se as pessoas têm uma credibilidade média na imprensa, então não existe credibilidade”, contou a jornalista.
Quatro em cada dez entrevistados acreditam que o maior desafio do jornalismo está justamente em informar com imparcialidade e combater a desinformação. De acordo com Lucila Lopes, a população deve se preparar para combater as notícias falsas geradas por ferramentas de inteligência artificial. “Não é apenas a função do jornalismo combater fake news, é função da sociedade eliminar e conviver com as vantagens e desvantagens de utilizar IA”, frisou.
Outro destaque foi o papel dos influenciadores digitais. A maioria dos participantes reconhece que eles não substituem o jornalismo profissional, embora possam complementar a produção de informação.
“O jornalismo tem de andar lado a lado com a tecnologia, seja por meio de Inteligência Artificial, seja por meio de influenciadores. Como todas as tecnologias, temos que vê-las como aliadas e não como substitutas. O melhor a se fazer é conviver e tirar proveito desses avanços”, destacou a executiva do Instituto QualiBest.
A pesquisa ainda revelou que 67% dos entrevistados afirmaram buscar informações em meios tradicionais, como televisão, rádio e jornais. Já entre os mais jovens, cresce o consumo de conteúdo via redes sociais, podcasts e YouTube.
O estudo também abordou o impacto da inteligência artificial na comunicação. Cerca de 44% dos entrevistados acreditam que a IA pode prejudicar a qualidade da informação, enquanto 26% acreditam que seja uma ferramenta capaz de melhorar a apuração e a produção de conteúdos.
Além disso, o levantamento indica que o público vê com bons olhos a aproximação do jornalismo com a linguagem das redes sociais, desde que isso não comprometa a credibilidade. “As pessoas demonstram um claro cansaço de bolhas ideológicas. A partir da pesquisa, o que percebemos é um crescente interesse por notícias que estejam fora desses círculos, desse contexto”, afirmou Paulo Moura.
Notícias Relacionadas

Alunos de Jornalismo realizam 2ª edição do “São Paulo para todos”
Evento reforça a importância de refugiados e imigrantes na história da cidade
Universidade

Cinema e jornalismo: quando duas narrativas constroem a história
Livro reúne mais de 1.300 sinopses e analisa como produções audiovisuais representam a narrativa jornalística ao longo da história
Universidade

IA Explicável desafia limites da transparência algorítmica no AI Talks Mackenzie
Professores e especialistas alertam que a confiabilidade dos algoritmos depende da curadoria humana e da segurança dos dados
Pesquisa e Inovação

Escola Presbiteriana Mackenzie Vital Brasil Dourados abre processo para matrículas 2026.1
Inscrições ficarão abertas até o dia 10 de fevereiro de 2026
Oportunidade

Mackenzie recebe turma de Engenharia Mecânica de 1995 para celebrar 30 anos de formatura
Celebração contou com momentos de trocas e visitas às instalações
Eventos

Google traz ao Mackenzie uma imersão em inteligência artificial
Evento conta com uma série de ações voltada a docentes e alunos
Atualidades

Mackenzie reúne gerações no campus Higienópolis para celebrar seus 155 anos de história
Mackenzistas puderam aproveitar programação dinâmica com suas famílias
Instituto

Comunicação que conecta culturas e transforma organizações
Mestrado em Comunicação Intercultural nas Organizações do Mackenzie formam profissionais preparados para os desafios globais da comunicação
Universidade

Mackenzie homenageia seus colaboradores por tempo de serviço
Mackenzistas com mais de 10 anos de dedicação à instituição participaram de cerimônia no auditório Ruy Barbosa
Eventos

20º Encontro de Comunicação e Letras: Entenda os bastidores da TV aberta
Evento contou com mais de 20 palestras nos períodos matutino e noturno
Eventos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa