
Mulheres que constroem o futuro: trajetórias inspiradoras na engenharia
23 de junho de 2025 | Engenharia Atualidades Universidade Campus Higienópolis Destaque EE
No dia 23 de junho é comemorado o Dia Internacional da Mulher na Engenharia, com o objetivo de valorizar a participação de mulheres em uma área que por muito tempo foi dominada por homens. Essa data foi estabelecida em 2014 pela Women 's Engineering Society (WES) do Reino Unido, para fortalecer ainda mais o protagonismo feminino na engenharia.
Essa data, comemorada em muitos países, é marcada por eventos e ações que destacam a importância da pluralidade e da representatividade feminina na profissão. Porém, para além das comemorações, também é um dia para que mais meninas se vejam e se interessem pela engenharia.
Embora o cenário tenha evoluído nas últimas décadas, a presença feminina na Engenharia ainda é um desafio constante. Exemplo disso são as histórias de profissionais como Silvia Maria Velazquez e Liliane Frosini, professoras da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que se destacaram não apenas pela competência técnica, mas também pela contribuição para um ambiente mais diverso e acessível às futuras gerações de engenheiras.
Silvia Maria Velazquez, que atua na área de energias renováveis, iniciou sua paixão pela profissão ainda na adolescência, com a costura e a música, dois mundos que a aproximam da lógica e da exatidão presentes na engenharia. Ao longo de quase 40 anos de carreira, participou de projetos inovadores, como a instalação de sistemas de energia em comunidades ribeirinhas da Amazônia. “Esses projetos levaram dignidade a quem mais precisava e ajudaram a provocar políticas públicas”, afirmou.
Sobre os desafios enfrentados por ser mulher, Silvia conta que nunca se sentiu discriminada e acredita que mostrando competência, as mulheres podem ganhar destaque e chegarem no lugar que elas quiserem.
Já Liliane Frosini, engenheira civil, teve uma vivência diferente no início da carreira. Filha de engenheiro, apaixonou-se cedo pela profissão. Mas logo na universidade já vivenciou a desigualdade na profissão. “Na minha turma de 100 alunos, éramos apenas duas mulheres. A discriminação era velada, mas presente”, explica.
Ao longo da trajetória profissional, optou por atuar na área de projetos, ambiente que, segundo ela, é menos hostil às mulheres em relação aos canteiros de obra. Liliane acredita que o avanço é visível, mas ainda há muito o que melhorar. “Casos de assédio continuam sendo tratados com leniência, e os canais de denúncia são pouco eficazes”, lamenta.
Paras as futuras gerações de engenheiras, as professoras encorajam a seguir os seus sonhos e a não se abalarem pelos desafios e dificuldades que podem surgir durante suas trajetórias. “É possível ocupar grandes cargos com inteligência, respeito e postura. E é preciso mostrar isso às novas gerações”, destaca Liliane.
Além disso, é fundamental que as alunas estudem e ampliem seus conhecimentos sempre. “Aprendam a compartilhar o sucesso, porque ninguém faz nada sozinho. Até mesmo aquela ideia que pareceu ser só sua, certamente, foi resultado de incontáveis interações entre as pessoas. O conhecimento liberta!”, finaliza Silvia.
Notícias Relacionadas

Mackenzie abre inscrições para Transferência Externa 2.0
Alunos de outras instituições de ensino podem se candidatar no processo seletivo
Universidade

Mackenzie é homenageado no 28º Prêmio Crea-SP
Cinco professores e alunos recebem reconhecimento do Conselho pelo destaque acadêmico
Engenharia

Como engenheiros podem contribuir para um mundo mais verde
Professores da Escola de Engenharia do Mackenzie explicam sobre iniciativas que contribuem com o meio ambiente
Universidade

Engenharia Elétrica obtém nota alta no Enade
Curso do Mackenzie é um dos mais bem colocados entre as instituições de ensino de São Paulo e do Brasil
Universidade
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa