Mente, tempo e realidade: os olhares da neurociência e física

18 de agosto de 2025 | Universidade Destaque

A terceira e última conferência da temporada 2025 do Fronteiras do Pensamento aconteceu no dia 11 de agosto, no auditório Ruy Barbosa da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) campus Higienópolis. A partir do questionamento “como o tempo se torna real para nós?”, o neurocientista espanhol, Rafael Yuste, e o físico brasileiro, Marcelo Gleiser, debateram sobre mente, tempo e realidade.

Segundo o Rafael Yuste, tudo o que somos e conhecemos – nossos pensamentos, percepção, imaginação, consciência e memória - vem do cérebro. “O mundo é o reflexo da nossa mente, o que o cérebro faz é gerar a realidade na qual pensamos que vivemos. Quando você olha para mim, você pensa que sou real, que estou de pé na sua frente, mas, na verdade, é algo de dentro do seu cérebro”, afirmou o neurocientista. 

Conhecida como “teoria teatro do mundo”, Yuste comparou o cérebro à uma máquina de previsão do futuro, que utiliza as atividades dos neurônios para criar um modelo do mundo, uma espécie de protótipo da realidade. “O motivo de termos um modelo mental do mundo é para usarmos a realidade vertical para calcular o futuro. Estamos constantemente pressionando o botão avanço rápido em nossas vidas para ‘ver’ o que acontece”, disse Rafael Yuste. 

A teoria de Yuste é estabelecida a partir da descoberta de aspectos do funcionamento do cérebro. De acordo com estudos do próprio neurocientista, o cérebro é cheio de atividades de grupos de neurônios, que criam um modelo do mundo.  

Já Marcelo Gleiser apresentou uma dualidade sobre a natureza do tempo, a partir dos conceitos do filósofo Henri Bergson e do cientista Albert Einsten, responsável pela Teoria da Relatividade. “O cérebro e a percepção humana do tempo construiu uma espécie de borda de alguns segundos de duração para que pudéssemos referir como presente”, argumentou.  

Esse mesmo presente, segundo a representação matemática do tempo, não existe, porque o agora é um ponto na linha do tempo que não tem volume, ou seja, não tem duração. Portanto, segundo a explicação de Gleiser, só existe o tempo passado, com as memórias, e o tempo futuro, com os modelos mentais do que pode acontecer. 

O físico definiu como “uma coisa estranha” falar sobre a representação matemática do tempo ser a representação da realidade, visto que a percepção humana do presente não é representada pela matemática, sendo um perfeito exemplo de como um modelo da realidade nunca corresponde a própria realidade. 

“O que é interessante na nossa relação com o tempo é o peso existencial. Nós temos uma percepção da passagem do tempo que nos leva a compreender a finitude da vida, por isso criamos narrativas depois da nossa existência, que traduzem uma espécie de conflito entre a matéria e a percepção da temporalidade da vida”, disse Marcelo Gleiser. 

Para o físico brasileiro, o paradoxo é o ser humano ser feito de matéria “que pensa e entende o que significa se formar, emergir e dissolver” e, justamente, por ter essa compreensão se torna difícil abandonar o entendimento e a complexidade da existência. 

Por fim, Gleiser disse acreditar que a construção da realidade é feita a partir de dois vetores: um que vem de dentro para fora e outro que vem de fora dentro. “Temos os cinco sentidos que nos permitem captar informações do ambiente em que existimos. A partir da captação de imagem, som, tato, sabor e odor, construímos uma narrativa do que é a nossa realidade”, declarou.

Fronteiras do Pensamento, realizado pela DelosBereau, reúne pensadores influentes em ciclos de conferências para debater grandes temas da atualidade. O evento conta com apoio da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2025, a UPM sediou outra edição do evento, com a presença de Jonathan Haidt no palco do Auditório Ruy Barbosa.

Notícias Relacionadas

Pesquisa de aluno do Mackenzie conquista Prêmio CAPES de Tese

Gabriel Matheus Pinto recebe menção honrosa pelo trabalho sobre nanocompósitos sustentáveis, garante dupla titulação e reforça excelência do programa…

Pesquisa e Inovação

Alunos assistindo a palestra do integramack
UPM recebe alunos do EaD para conexão com o ambiente acadêmico na 3ª edição do Integra Mack Digital

Evento reuniu estudantes, professores e convidados especiais em uma programação rica e variada

Educação & Cultura

Desafios e possibilidades da inclusão são debatidos nos 10 anos do PROATO

Evento contou com palestra de especialista da Unicamp e homenagens para personalidades que marcaram a trajetória do programa 

Chancelaria

Aula Inaugural do PPGL discute papel da linguística no desenvolvimento da Inteligência Artificial

Discentes tiveram a oportunidade participar de espaço de trocas com o palestrante, Tiago Torrent

Universidade

A grande reconfiguração: Fronteiras do Pensamento debate era da hiperconexão

Primeiro evento de 2025 contou com palestra de um dos maiores pesquisadores sobre comportamento humano e redes sociais 

Atualidades

Dopamina, vícios e saúde mental: Anna Lembke palestra no Mackenzie

Psiquiatra foi convidada do Fronteiras do Pensamento

Universidade

O esvaziamento do discurso político e a farsa da meritocracia

Michael Sandel, renomado professor de Harvard, debate questões de justiça social em palestra no Mackenzie

Mundo

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades