
LHUDI: Criatividade, Pesquisa e Tecnologia nas Humanidades Digitais
05 de junho de 2025 | Oportunidade Universidade Campus Higienópolis Destaque
Criado em 1999 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o Laboratório de Humanidades Digitais Wilton Azevedo (LHUDI) consolida-se hoje como um espaço de investigação da intersecção entre o pensamento humano e as tecnologias digitais. Com um olhar interdisciplinar e inovador, o LHUDI vem reunindo pesquisadores do Brasil e do exterior em torno do desafio contemporâneo de pensar as humanidades digitais como campo de ação e transformação.
“Desde a sua fundação, o LHUDI foi concebido como um catalisador das humanidades na era digital”, afirma a coordenadora do PPGEAHC, professora Rosana Schwartz, que completa dizendo que o objetivo do Laboratório é integrar a criatividade humana ao uso das tecnologias digitais no ensino, na pesquisa e na extensão, contribuindo para a renovação de métodos e para a produção de conhecimento crítico e colaborativo.
A responsável pelo LHUDI, professora Daniela Spinelli, ressalta a dimensão interdisciplinar do Laboratório como um de seus principais diferenciais. “Reunimos pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e a previsão de ferramentas para cientistas sociais, historiadores, educadores e artistas evidenciam uma convicção intrínseca na interdisciplinaridade como vetor de inovação na pesquisa, no ensino e na extensão”.
As ações do LHUDI oferecem aos alunos a oportunidade de se engajarem com metodologias de ponta que integram tecnologias digitais às Ciências Humanas, Artes e Ciências Sociais. Com intuito de estimular o desenvolvimento de competências em análise de dados, curadoria digital, visualização de informações, humanidades digitais e métodos computacionais aplicados à pesquisa.
Segundo Rosana Schwartz, o Laboratório assume um papel fundamental na formação de uma nova geração de pesquisadores atentos aos impactos sociais das tecnologias. “Isso amplia o repertório técnico dos alunos, fomentando uma cultura de inovação e experimentação, mas, sobretudo, fortalece sua formação crítica e criativa”, ressalta a professora.
O LHUDI tem a responsabilidade pelo desenvolvimento de aplicações digitais inovadoras direcionadas a galerias, bibliotecas, arquivos, museus, festivais de cinema e instituições de ensino, impulsionando significativamente a inovação pedagógica. “Essa abordagem investigativa promove uma renovação substancial nos métodos de pesquisa e na produção do conhecimento, estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras no campo das humanidades”, afirma Daniela Spinelli.
“Pretendemos fortalecer a área interdisciplinar com a criação de projetos colaborativos que respeitem as especificidades de cada campo, mas que se beneficiem das contribuições mútuas”, conclui Rosana Schwartz.
Notícias Relacionadas

LHUDI convida comunidade acadêmica a repensar a pesquisa na era digital
Roda de conversa destaca a trajetória do laboratório e abre espaço para projetos colaborativos em arte, tecnologia e humanidades
Eventos

Em celebração aos 55 anos da FCI, EDUMat discute ensino da matemática
Evento contou com palestras e oficinas voltadas para professores da educação básica
Universidade

Aluna do Colégio Mackenzie Agnes conquista ouro na Olimpíada Nacional de Literatura
Prova da competição foi baseada na obra As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis
Colégios

Laboratório de Humanidades da Pós-Graduação realizará Roda de Conversa sobre as perspectivas da pesquisa
Evento acontecerá dia 17 de junho no campus Higienópolis
Eventos

Mackenzie obtém recurso para modernização de Laboratórios
Serão investidos mais de R$12,65 milhões em modernização de equipamentos
Tecnologia

Mackenzie inaugura novo laboratório e espaços estratégicos no MackGraphe
Instalações são dedicadas a projetos de P&D, ofertas de inovação e convívio no centro de pesquisa
Pesquisa e Inovação
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa