Influência que Move Summit | São Paulo discute estratégias de impacto para as marcas

08 de outubro de 2025 | Eventos Parcerias Destaque

No dia 02 de outubro, o auditório Escola Americana, campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), recebeu o evento Influência que Move Summit | São Paulo, que foi promovido pela Agência Race Comunicação com apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e da Public Relations Global Network (PRGN), rede mundial da qual a Race é representante exclusiva no Brasil.

A programação contou com a apresentação da pesquisa PRGN Influence Insights 2025 – Global x América Latina e painéis sobre temas como influência com propósito, influência digital e engajamento de colaboradores como alavanca de reputação. As sessões combinaram dados de pesquisa, cases corporativos e debates com executivos de empresas. 

Entre os painelistas estavam os representantes das marcas: Volkswagen, Mitsubishi Electric Brasil, Air France/KLM, Allianz Trade e Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown, além do representante da PRGN. A edição seguiu o formato do evento ocorrido no Rio de Janeiro.

“O Mackenzie é uma escola que dá asas há 155 anos a profissionais das mais diversas naturezas. E, para nós, conversar sobre influência, conversar sobre como as gerações das empresas gerenciam a sociedade é absolutamente algo do nosso cotidiano”, destacou o diretor de Administração do IPM, Eduardo Abrunhosa.

Os moderadores destacaram a importância de alinhar ações e posicionamentos às expectativas de consumidores, sempre enfatizando que a influência hoje é medida por coerência, conexões afetivas e impacto real, não apenas se baseando em alcance numérico.

O resultado do estudo da PRGN revelou que a influência de marca é um ativo que assume contornos diferentes conforme a cultura e o mercado. Segundo a pesquisa, globalmente, confiança, reputação e presença digital são os principais pilares. Já na América Latina, os resultados evidenciam um peso muito maior de valores sociais, ESG, sustentabilidade e conexões emocionais.

“A ideia do evento é trazer um pouco desse olhar de cada pessoa do mercado, mas também a nossa pesquisa global de como a influência impacta a ação das marcas de maneira geral”, explicou o CEO da Race Comunicação, Rogério Artoni, que comemorou o sucesso do evento com mais de 230 inscritos.

Com isso, a PRGN finalizou sua apresentação destacando que resultados da pesquisa indicam que as marcas influentes na América Latina serão aquelas que conseguirem equilibrar propósito, tecnologia e emoção, construindo pontes duradouras com seus públicos.

Durante a discussão, a representante da Air France/KLM, Júlia Medeiros, compartilhou a experiência da companhia com estratégias de fortalecimento de marca e aproximação com o público-alvo no Brasil. Segundo ela, as parcerias com influenciadores digitais têm se mostrado eficazes no país.

“Não é assim em todos os lugares, pelo contrário, aqui no Brasil confiamos muito nos nossos influenciadores. Em média, dois ou três deles viajam com a gente por mês, e acreditamos que essa parceria é a chave para o sucesso da nossa estratégia de comunicação”, destacou.

Já Cláudio Rawicz, representante da Volkswagen, abordou o papel da imprensa no processo de vendas e levantou a questão: “A imprensa pode vender carros?”

Para ele, uma coisa leva à outra e é aí que entra o poder do storytelling. “O engajamento gerado por histórias nas redes sociais é muito maior que o obtido por ações de marketing. Porque hoje, as pessoas buscam histórias, e nós, como PR, temos a responsabilidade de contá-las a todo momento ou a sua marca e não será mais relevante”, alegou.

O Summit também ofereceu espaço para networking e troca direta entre participantes e palestrantes por meio de uma sessão de perguntas, além de um momento de devocional realizado pelo capelão universitário, reverendo José Carlos Piacente Júnior.  

Notícias Relacionadas

Faculdade Mackenzie Rio promove palestra para alunos de Direito sobre violência contra a mulher

Líder Glória explicou o papel do programa Ronda Maria da Penha na cidade do Rio de Janeiro

Faculdade Rio

Aluna de Direito representa a Faculdade Mackenzie Rio nos Jogos Universitários Brasileiros

Nadadora é a segunda melhor na categoria S8 e favorita ao ouro

Faculdade Rio

Mack+Inclusão 2025 discute práticas pedagógicas inclusivas

Evento é voltado a educadores, proprietários de instituições de ensino, estudantes e profissionais da área

Destaque

Outubro Rosa: vozes mackenzistas emocionam no Te Conheço de Algum Lugar

Conheça as histórias de colaboradoras que enfrentam ou enfrentaram o diagnóstico do câncer de mama; todas reforçam a importância da prevenção

Saúde e Bem-Estar

Colégio Mackenzie São Paulo abre matrículas para o ano letivo de 2026

Inscrições poderão ser realizadas até o dia 13 de fevereiro de 2026

Colégios

Programa de Visitas Mackenzie: venha conhecer o campus

Interessados em estudar na Universidade Presbiteriana Mackenzie podem visitar o Campus Higienópolis.

Universidade

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades