Exposição “Isto é Mackenzie” apresenta totem eletrônico da fundadora Mary Ann Chamberlain

23 de outubro de 2025 | Eventos Universidade Destaque

No dia 17 de outubro, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) celebrou os 155 anos da instituição com a inauguração de um totem eletrônico que, por meio da inteligência artificial, recria a imagem e a voz de Mary Ann Chamberlain, fundadora do Mackenzie, durante a reabertura da exposição “Isto é Mackenzie”. A iniciativa oferece ao público uma experiência única, permitindo interagir com a figura que foi pioneira na educação brasileira.

Luciene Aranha, curadora do CHCM, destacou que o processo de criação do totem de Mary Ann aproxima o visitante da figura histórica de uma forma inédita. “Foi emocionante dar vida e interpretar essa mulher incrível, que deixou os Estados Unidos para abrir sua casa e sua educação ao Brasil. Como eu fiz a curadoria das perguntas, também tive que imaginar como ela, a Mary Ann, responderia. Então, foi muito emocionante”, explicou.

A curadora também ressaltou que a exposição integra não só a visão da diretoria e dos professores, mas também a dos alunos, apresentando fotos e relatos do cotidiano escolar desde os primórdios. “Isso é muito legal de ver. Temos fotos do lugar onde as meninas moravam, dos acampamentos que a Escola de Engenharia fazia. Trabalhamos bem o dia a dia de cada uma das fases apresentadas”, comentou Luciene.

O professor Eduardo Abrunhosa, coordenador do Centro Histórico e diretor de Administração do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reforçou a importância do legado da fundadora. “Mary Ann foi a primeira grande mulher que consolidou o Mackenzie, acolhendo crianças que antes não tinham acesso à educação. Esse início particular, que começou com uma escolinha americana, cresceu e se tornou a instituição que conhecemos hoje, com 155 anos de compromisso na formação de cidadãos éticos e responsáveis.”

O presidente IPM, reverendo Cid Caldas, ressaltou o valor da história para o presente e o futuro do Mackenzie. “Quem não sabe de onde veio, não sabe para onde vai. Esta exposição é uma oportunidade de rememorar e se orgulhar da nossa trajetória, que nos inspira a oferecer sempre excelência e a influir positivamente na sociedade.”

A arquiteta Francine Moura, antiga aluna da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e responsável pelo projeto da exposição, explicou que o principal desafio foi pensar em uma apresentação que o público compreendesse de forma intuitiva e dinâmica. “A gente faz exposição para que o público compreenda e aprenda o conteúdo que a curadoria quer apresentar. Então, de alguma forma, tentei traduzir esse conteúdo por meio de uma ocupação espacial”, esclareceu a arquiteta.

Na primeira sala, conhecida como antessala, os visitantes são recebidos por textos introdutórios e uma reprodução em grande escala da residência da família Chamberlain, localizada no bairro do Bom Retiro. A segunda sala, principal, é marcada por uma estrutura metálica com quatro painéis coloridos que detalham a trajetória do Mackenzie, além de um totem interativo com personalidades históricas da instituição e dois móbiles em formato de espiral que simbolizam a ascensão e a expansão do Mackenzie ao longo do tempo.

A exposição “Isto é Mackenzie” permanece aberta ao público no Centro Histórico, contando a rica história da instituição em um percurso pedagógico dividido em quatro grandes fases. Os totens com a inteligência artificial da fundadora, batizados de “Hello, Mary Ann”, estão disponíveis para interação no próprio Centro Histórico, na Praça de Alimentação do Prédio 19 e no Edifício João Calvino.

Notícias Relacionadas

Autismo em mulheres: o diagnóstico precoce traz alívio e respostas

Faculdade Mackenzie Rio realizou palestra gratuita sobre o Transtorno do Espectro Autista

Eventos

Google traz ao Mackenzie uma imersão em inteligência artificial 

Evento conta com uma série de ações voltada a docentes e alunos

Atualidades

Mackenzie reúne gerações no campus Higienópolis para celebrar seus 155 anos de história

Mackenzistas puderam aproveitar programação dinâmica com suas famílias

Instituto

Culto em Ações de Graças ao Dia do Mackenzista abre celebrações pelos 155 anos

Com mensagens de fé e gratidão, a cerimônia destacou o legado cristão do Mackenzie e o compromisso contínuo com seus valores fundadores 

Chancelaria

FPMB celebra os 155 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie

Comemoração foi marcada por culto e confraternização entre colaboradores

Faculdades

Cultos de Ação de Graças celebram o Dia do Mackenzista no Recife

Com louvor, Palavra e comunhão, colégio celebra o legado de 155 anos de educação cristã com propósito

Colégios

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades