
ExpoMack une ciência e fé para um futuro sustentável
31 de outubro de 2025 | Eventos Colégios Destaque São Paulo - Higienópolis
No dia 24 de outubro, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo realizou a ExpoMack, uma feira de ciência voltada para despertar o interesse científico e o senso de corresponsabilidade com o planeta. O evento foi direcionado aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O objetivo foi desenvolver nos alunos a curiosidade pela ciência e desenvoltura nas apresentações, a partir do desafio de investigação e criação de projetos que proponham soluções inovadoras para problemas reais com a orientação de seus professores.
O diretor do CPM São Paulo, Ricardo Cassab, destacou a importância do evento na preparação dos alunos para o futuro, explicando que a curiosidade e o pensamento crítico são muito valorizados e permitem que o estudante compreenda a ciência como uma forma de servir à sociedade. “É prepará-los para serem agentes de um futuro mais justo e sustentável, em coerência com a fé que professamos”, ressaltou.
Cassab também evidenciou que a proposta pedagógica reforça a compreensão do mundo cientificamente, ao mesmo tempo que honra a Deus e sua criação. Nesta edição da ExpoMack, esse princípio se materializou em projetos que possuem inovação tecnológica, responsabilidade ambiental e compromisso ético. “Mostra que o conhecimento só alcança seu verdadeiro sentido quando está a serviço de um propósito maior: glorificar a Deus e contribuir para um mundo mais justo, solidário e sustentável”, afirmou.
A professora do CPM, Siomara Felomeno, que leciona na quinta série, destacou como a experiência reforça o aprendizado das crianças e desenvolve suas habilidades sociais. “O desenvolvimento é nítido nas crianças, durante as primeiras apresentações elas estão muito tímidas e falando bem baixo. Com o passar do tempo, elas ficam mais animadas e começam a inovar em suas falas”, explicou.
Durante as apresentações alguns alunos explicaram os seus projetos. Laura, 9 anos, apresentou um trabalho sobre microrganismos, explicando sua importância para o planeta. Ela declarou seu orgulho por ser mackenzista. “Eu me sinto bem com o meu projeto, é como se eu estivesse em uma equipe mackenzista muito grande. É um trabalho que todo mundo se esforçou”, contou.
Bruno, 11 anos, apresentou um projeto sobre a diferença entre propriedades materiais e ressaltou sua empolgação com a ExpoMack. “Eu estou gostando bastante de ficar apresentando para pessoas que se interessam”, relatou.
Notícias Relacionadas

Colégio Mackenzie São Paulo conquista 21 medalhas em Olimpíada de Português
Foi a primeira participação do colégio na competição nacional
Atualidades

Mackenzie participa da Feira de Profissões da Fundação Bradesco em Ceilândia
Professores apresentaram o curso de Direito para estudantes do Ensino Médio
Faculdades

Arte, ciência e fé se encontram na 7ª VivArte
Inspirada no tema da UNESCO, mostra explorou as conexões entre luz, tecnologia e criação, destacando o potencial transformador da educação integral
AEJA

Expo Mack 2025 destacou cooperação e protagonismo estudantil no Colégio Mackenzie Agnes
Evento reuniu estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio em projetos que incentivam a criatividade, a liderança e o trabalho em grupo
Colégios

XIII CONFEMACK discute a Nova Ordem Mundial e o multilateralismo global
Evento deste ano contou com um Comitê Organizador formado inteiramente por alunos
Colégios