Em defesa de um evangelho público

22 de maio de 2025 | Reflexões Do Chanceler Chancelaria Destaque

O auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), foi palco nesta quarta-feira, 21 de maio, da abertura da Conferência Acadêmica Internacional Um Evangelho Público: Evangélicos, Neocalvinistas e a Sociedade, organizado pelo Fuller Theological Seminary, dos Estados Unidos, em parceria com a Universidade de Edimburgo, a Universidade Teológica de Utrecht e a Chancelaria do Mackenzie.  
  
A palestra de abertura foi ministrada pelo chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro, que discutiu a relevância dos ensinamentos de Abraham Kuyper na atualidade. O tema da palestra foi Abraham Kuyper, Evangélicos e a Sociedade Brasileira
  
“O calvinismo é mais do que uma coleção de dogmas teológicos, e sim, um sistema abrangente de vida, em oposição a outras cosmovisões, tais como o romanismo e ao modernismo – e talvez acrescentaríamos, também do pós-modernismo secularizado”, disse o chanceler ao ressaltar a relevância da vertente teológica para a sociedade.  
  
Para o chanceler, o chamado calvinista a uma atuação na esfera pública da sociedade é marcado justamente por uma postura diferenciada do cristão. “O cristão reformado na medida em que este revela um caráter específico e uma fisionomia distinta, não apenas em sua igreja e teologia, mas também na vida social e política, na ciência e na arte”, apontou. 
  
Ele também destacou que essa atuação tem um impacto em toda a sociedade e um papel relevante no atual momento vivido no Brasil. “Estar aqui galvaniza a minha expectativa, e a de muitos, que batalham em diferentes instâncias e instituições, por alguns anos, de que o calvinismo ofereça ao país, uma visão cristã do mundo que seja mais consistente teologicamente e mais relevante para a sociedade brasileira”, disse.  
  
A grande âncora, o ponto central da verdade que marca essa diferença, está na firme convicção de que “Cristo, o Senhor e o centro da sua Igreja, em suas diversas instituições, denominações e tradições, também é o Senhor do mundo da sociedade, em suas diversas instituições sociais”.  
  
O chanceler concluiu relembrando a frase mais conhecida de Kuyper. “‘Não há nenhum centímetro quadrado no universo que Jesus não afirme a sua soberania’, então o evangelho precisa ser público e não uma subcultura que se deseja tornar totalizante, como os impérios colonialistas do passado”, finalizou, desejando que os debates da conferência permitissem uma profunda reflexão sobre o caráter público do evangelho.  
  
Conferência 
  
O evento internacional será realizado até sexta-feira, 23 de maio e conta com uma extensa lista de palestrantes, brasileiros e estrangeiros. Trata-se da primeira de uma série de conferências que discutirá o neocalvinismo a nível global. As próximas edições serão realizadas na África e na Ásia.   
  
De acordo com Ednardo Duarte, aluno do doutorado na Fuller Theological Seminary e coordenador da conferência, o evento tem como objetivo aproximar o pensamento neocalvinista em todo o mundo. “A ideia é fomentar, especialmente no meio acadêmico, e entre líderes cristãos, o diálogo da vida pública, a fé cristã e inúmeras disciplinas do saber, diversas áreas da sociedade. Nós precisamos, como igreja, compreender melhor a nossa vocação pública, compreender quais são os instrumentos teológicos que a gente tem para poder habitar na esfera pública e não apenas na privada”.  
  
O chanceler do Mackenzie explicou o que seria o evangelho público: “A Teologia pública pensa numa reflexão teológica a partir do evangelho, da mensagem de Deus para a sociedade. Não para quem é crente e que está na igreja, mas como se aplica o evangelho para quem está fora da igreja e particularmente com o desejo de produzir um bem comum e não apenas conversões para a igreja”.  
  
De acordo com Robinson Grangeiro o debate da conferência torna-se relevante na atual sociedade brasileira. “Estamos vendo, que o evangelho tem sido trocado por uma cultura gospel que tem deixado para a sociedade brasileira uma caricatura do que é o evangelho”, por isso, as discussões da conferência resgatariam uma essência da verdadeira atuação pública cristã reformada. 
 

Notícias Relacionadas

Mackenzie celebra Culto em Ação de Graças pelos 166 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil

Celebração reuniu líderes da IPB, autoridades da universidade e marcou também o início do segundo semestre letivo

Do Chanceler

Jornalismo Mackenzie conquista prêmios no Expocom Sudeste

Alunos vencedores irão concorrer na edição nacional ainda em 2025

Nossos Talentos

A grande reconfiguração: Fronteiras do Pensamento debate era da hiperconexão

Primeiro evento de 2025 contou com palestra de um dos maiores pesquisadores sobre comportamento humano e redes sociais 

Atualidades

Como engenheiros podem contribuir para um mundo mais verde

Professores da Escola de Engenharia do Mackenzie explicam sobre iniciativas que contribuem com o meio ambiente  

Universidade

Alunos de Nutrição criam e-book de receitas saudáveis e práticas

Mackenzistas apresentam maneiras de se alimentar melhor no dia a dia    

Saúde

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades