
Doutorandos do Mackenzie recebem apoio para realização de projetos em inovação
17 de abril de 2019 | Parcerias Pesquisa e Inovação Reitoria Universidade Campus Higienópolis Destaque
No dia 15 de abril, no campus Higienópolis, o Mackenzie realizou a cerimônia que marca o início das atividades do programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI), que oferece bolsas de estudo para programas de Stricto Sensu com o intuito de solucionar problemas reais de empresas e indústrias. O edital institucional foi lançado em 2018 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Mackenzie foi uma das universidades contempladas.
Os programas de pós-graduação de Engenharia de Materiais e Nanotecnologia (PPGMN) e de Engenharia Elétrica de Computação (PPEGC) estão representando a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). “Nós tivemos nove bolsas aprovadas”, conta Leandro Nunes da Castro, responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento e Inovação (CDI) da UPM. O objetivo do CNPq é fortalecer a área de pesquisa, o empreendedorismo e a inovação dentro das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), por meio da parceria entre estudantes e empresas.
Academia e setor produtivo
A reitoria da UPM, por meio da CDI, apoiou e deu suporte aos alunos para submeterem seus projetos à avaliação do CNPq. Como explica o coordenador do CDI, o DAI visa transferir uma parte do conhecimento científico que é desenvolvido na academia para a sociedade, gerando inovação, impacto social e impacto econômico. “Um diferencial importante deste edital é que todos os projetos estão associados a problemas reais e necessidades de desenvolvimento tecnológico das empresas parceiras”, completa.
No total, oito empresas trabalharão em conjunto com os doutorandos e seus orientadores, são elas: IDEA Sistemas Eletrônicos; PI Tecnologia Ltda; CBA – Companhia Brasileira de Alumínio; Axodata Tecnologia Analítica Ltda; Grupo INBRA – Terrestre Industria e Comercio de Materiais de Segurança Ltda; Sincrônica Sistemas Integrados; Rede Globo Comunicação e Participações S.A; e Aperam Inox América do Sul S.A.
Para Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da UPM, esse apoio aos doutorandos faz parte da política de incentivo e desenvolvimento da inovação da Universidade. “Os doutorandos vão estar em aplicação real do conhecimento científico e tecnológico para atendimento das demandas das empresas e isso é muito importante”, completa. “Os alunos, ao desenvolverem seus trabalhos, terão de apresentar um viés de inovação e colaboração com as empresas, por isso trata-se de uma ponte entre a academia e o setor produtivo”, complementa o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Batista Lopes.
Projetos submetidos
Durante a abertura das atividades, o coordenador da DAI falou sobre os diferentes projetos submetidos, que são divididos basicamente em quatro áreas: engenharia de materiais e nanotecnologias, principalmente os materiais bidimensionais; TV digital; computação, como BigData e inteligência artificial; e fotônica.
“É um grande orgulho e uma grande satisfação poder fazer parte desse processo exatamente no momento em que estamos terminando a regulamentação e a construção do ecossistema de inovação e empreendedorismo da Universidade que foi batizado de INOVAMACK. Então, o programa vai, com certeza, ser um catalizador do INOVAMACK por meio do desenvolvimento de pesquisa aplicada, da transferência de tecnologia e eventualmente até do desenvolvimento de startups a partir destes projetos” finaliza Castro.
Notícias Relacionadas

Inscrições abertas para Mobilidade Discente do Colégio Doutoral Tordesilhas
Prazo para envio de propostas de pesquisa vai até 08 de maio
Cultura

7º Encontro do INCT Nanomateriais de Carbono
Auditório Ruy Barbosa recebe pesquisadores de diferentes instituições de todas as partes do Brasil
Atualidades

Presidente e conselheiro do Mackenzie recebem Medalhas da Ordem do Mérito Militar
José Inácio Ramos e Mauricio Meneses são reconhecidos no Grau de Cavaleiro
Atualidades


