
Curso de Jornalismo comemora 25 anos com evento especial
06 de maio de 2025 | Eventos Universidade Campus Higienópolis Destaque CCL
Na última terça-feira, 29 de abril, o Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, no auditório Rev. Wilson, o evento “25 anos de Jornalismo, com palestras de mackenzistas profissionais da área, em comemoração ao dia dedicado à profissão.
O professor do curso de Jornalismo e um dos organizadores do evento, Vanderlei Dias, destacou a importância de levar os alunos às palestras e relembrar a trajetória do curso no Mackenzie. “Nós formamos bons profissionais, então trazer essa experiência de mercado aos alunos é fundamental para ajudar na formação”, afirmou.
O evento contou com a presença da chefe de comunicação, Camila Alam, e a especialista em marketing digital, relações públicas e governamentais, Didi Fernandes. Ambas formadas pelo Mackenzie, as jornalistas discutiram sobre a produção de conteúdo para marcas.
O mercado de comunicação é mais amplo do que parece e é essencial para o resultado. Segundo Camila Alam “ é um trabalho um pouco invisível, mas desde a matéria feita pelo jornalista até a ação feita por um influenciador, tudo precisa de um profissional de comunicação envolvido”.
A habilidade de contar histórias é fundamental para o sucesso de qualquer profissional da comunicação, por isso Didi e Camila discutiram sobre a importância de saber lidar com o público-alvo, conectando os objetivos da marca aos interesses da audiência.
Outro fenômeno discutido foi a popularização dos influenciadores digitais. Didi destacou o poder que os creators têm no consumo dos espectadores. “Antes eu consumia grandes veículos para saber aonde ir, hoje é comum frequentar lugares onde influenciadores estão indicando”, comentou.
Já Camila comentou sobre a tendência dos jornalistas se tornarem influenciadores, principalmente na geração atual. “Muitos dos jornalistas são nativos digitais, de uma geração que já nasceu postando conteúdo”, disse.
As marcas acompanharam essa tendência e passaram a contratar criadores de conteúdo para impulsionar suas campanhas. Camila apontou que a espontaneidade é um dos fatores-chave que tornam os influenciadores tão atraentes para o público.
Para um projeto bem-sucedido, é preciso entender a tendência de consumo do público-alvo. “Há empresas que contratam um influenciador grande para falar sobre tudo, o que não funciona”, afirmou Didi. Ela acredita que, quando bem alinhados com a campanha, pequenos influenciadores com uma audiência específica acabam trazendo mais retorno do que criadores de conteúdo maiores.
Porém, é preciso ter cuidado ao se posicionar como um influenciador digital. O jornalista é focado em criar uma notícia, apurando as informações e produzindo um conteúdo sensato. Em contrapartida, os influenciadores produzem conteúdo com foco em viralização e retornofinanceiro.
Por isso, é fundamental que os influenciadores tenham comprometimento ao conteúdo para o público. “Os influenciadores têm que ter responsabilidade e devem ser cobrados como veículos de informação”, afirmou Didi.
Notícias Relacionadas

Cinema e jornalismo: quando duas narrativas constroem a história
Livro reúne mais de 1.300 sinopses e analisa como produções audiovisuais representam a narrativa jornalística ao longo da história
Universidade

Celebrando Memórias e Gerações: livro marca os 25 anos do curso de Jornalismo do Mackenzie
Evento de lançamento da obra organizada pelo professor Vanderlei Dias reuniu alunos, docentes e autoridades
Eventos

Encontro de 20 anos da 4ª turma de Jornalismo
Evento reunirá antigos mackenzistas no próximo dia 30 de maio
Eventos

“25 anos de Jornalismo: memória(s) de gerações” é o novo título lançado pela Editora Mackenzie
Obra conta a história do curso pelos olhos de egressos
Campus Higienópolis

V Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura traz espaço para debates de diferentes níveis acadêmicos
Evento trouxe conexão e trocas de experiências aos alunos da graduação até o mestrado
Eventos

Mackenzie Alphaville promove a XXIII Business Week
Aberto ao público, evento acontece nos dias 12, 13 e 14 de maio
Eventos

25 anos do curso de Jornalismo: o formato das reportagens em podcasts e plataformas de streaming
Evento discutiu os desafios e as possibilidades de inovação no jornalismo narrativo
Eventos

25 anos do curso de Jornalismo: a atuação do profissional dentro e fora das redações
Evento discutiu os caminhos do jornalismo e homenageou os professores do curso
Eventos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa