
Coordenadora do Banco de Multitecidos Humanos representa HUEM em Congresso
24 de outubro de 2025 | Faculdade Paraná Hospital Paraná Destaque
Coordenadora Técnica do Banco de Multitecidos Humanos do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), a farmacêutica Luciana Wollmann representou o hospital no XIX Congresso Brasileiro de Transplantes, realizado entre 15 e 18 de outubro, em Fortaleza (CE). Promovido pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o evento é um dos mais importantes da área no país. Vale ressaltar que o Banco de Multitecidos Humanos do HUEM é o único do Brasil que realiza o processamento de todos os tipos de tecidos para transplante.
Em sua participação, Luciana destacou a contribuição técnica e científica do Hospital Mackenzie ao campo dos transplantes, reforçando o compromisso da instituição com a inovação, a segurança biológica e a ampliação do acesso aos enxertos de qualidade.
Membro do Departamento de Tecidos da ABTO, a profissional compartilhou sua experiência sobre os desafios e avanços no processamento e na utilização de tecidos humanos, ressaltando a importância da integração entre bancos de tecidos, equipes médicas e órgãos reguladores para fortalecer a rede nacional de transplantes.
“Nosso trabalho é guiado pelo compromisso ético e técnico de oferecer enxertos seguros, de alta qualidade e acessíveis a quem precisa. Investir em inovação e em rigor científico é garantir que cada tecido doado se transforme em novas possibilidades de vida”, afirma Luciana.
Desempenho recorde em 2024
Além dos órgãos inteiros, diversos tipos de tecidos humanos podem ser doados e transplantados. Diferente dos órgãos, que vão diretamente de um doador para um receptor, os tecidos precisam ser processados em um banco, podendo ser armazenados por um período maior até a utilização. As córneas permanecem aptas por 14 dias, tecidos ósseos por 5 anos, os tecidos cardiovasculares duram um ano e a pele humana pode continuar armazenada sem perda das características por até dois anos.
O Hospital Mackenzie fechou 2024 com o melhor desempenho desde que o Banco de Multitecidos iniciou suas atividades há 4 anos. Foram 552 tecidos captados no ano passado. Cada captação pode atender mais de um paciente que aguarda por transplante. Desta maneira foram beneficiados 727 pacientes, de nove diferentes estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.
Do total de tecidos distribuídos pelo HUEM em 2024, 55% são tecidos oculares, 23% cardiovasculares, 13% musculoesqueléticos e 9% pele humana.
Notícias Relacionadas

Hospital Mackenzie inaugura espaço para bem-estar físico e emocional
Jardim do Conforto foi pensado para proporcionar momentos de paz, descanso e relaxamento, além de ter também fins terapêuticos
Hospital Paraná

AVC: neurologista alerta para prevenção e rapidez no atendimento médico: 'tempo é crucial'
Pacientes que chegam ao hospital nas primeiras 4 horas e meia após o início dos sintomas têm maiores chances de recuperação sem sequelas
Faculdade Paraná

Conheça a Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia
Processo Seletivo do curso da Universidade Mackenzie está com inscrições abertas
Pesquisa e Inovação

Comunicação que conecta culturas e transforma organizações
Mestrado em Comunicação Intercultural nas Organizações do Mackenzie formam profissionais preparados para os desafios globais da comunicação
Universidade

Últimos dias de desconto na inscrição do Vestibular 2026.1 de Higienópolis
Corra para aproveitar o desconto de 50% na taxa de inscrição
Universidade

Reta final para as inscrições do vestibular no Mackenzie Campinas
Faça sua inscrição no site
Universidade
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa
