
CHCM organiza programação completa para a 11ª edição da Jornada do Patrimônio
20 de agosto de 2025 | Cultura Campus Higienópolis Destaque
No sábado, 16 de agosto, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) participou da 11ª edição da Jornada do Patrimônio, promovida pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Prefeitura de São Paulo.
Com o tema “Tempo em sentidos”, o evento contou com público interno e externo ao campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em uma programação cheia de atividades culturais, palestras e oficinas sobre memória, sensações e patrimônio urbano.
A edição de 2025 também trouxe o painel “Pesquisa em Debate Especial: Cidade e Patrimônio”, que reuniu o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Valter Caldana, e o coordenador do CHCM, Eduardo Abrunhosa, em uma discussão sobre a importância da preservação do patrimônio material.
“Nós vivemos em uma cidade muito jovem, e o Mackenzie tem uma relação umbilical com São Paulo e também é construtor desse patrimônio, já que uma parte significativa da cidade foi projetada e erguida por egressos da universidade, arquitetos e engenheiros mackenzistas. Muitas vezes esquecemos que o patrimônio histórico não é apenas passado; ele é também presente e futuro”, destacou o professor Valter Caldana durante o painel.
Outro destaque foi o roteiro “O Mackenzie Passou por Aqui: Trajeto Mackenzista - Higienópolis”, que levou os participantes a um passeio guiado pelo bairro, numa atividade de Educação Urbana que destacou personalidades, arquitetos e obras de arte. Neste ano, o percurso contou com uma novidade: uma parada na sede do Iate Clube de Santos.
“A Jornada do Patrimônio busca formar e conscientizar a população sobre a importância dessa memória. O Mackenzie é uma das instituições privadas com o maior conjunto arquitetônico tombado em São Paulo, e temos um papel importante porque crescemos e nos desenvolvemos junto com o bairro de Higienópolis. Participar desse evento é também uma forma de compartilhar nossa história e nossa relação com a cidade”, afirmou o coordenador do CHCM.
De acordo com a curadora do CHCM, Luciene Aranha, essa programação é uma oportunidade de mostrar à cidade como o acervo e a memória do Mackenzie são cuidados e preservados. “Abrir nosso espaço de forma gratuita ao público externo é um diferencial, porque muitas atividades culturais da cidade são pagas. Por isso, o evento é uma porta aberta muito importante”, explicou.
Além da palestra e da caminhada, o público também teve a oportunidade de participar de oficinas culturais e educativas que abordaram temas como arte, arquitetura e culinária, além de assistir a apresentações de corais do Mackenzie, tudo isso aproximando ainda mais os visitantes da comunidade mackenzista.
Notícias Relacionadas

Professora da UPM é finalista do Prêmio Rubens Murillo Marques
Docente do curso de pedagogia é indicada pela iniciativa “Território das Crianças: as múltiplas linguagens da infância”
Universidade

Mackenzie celebra Culto em Ação de Graças pelos 166 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil
Celebração reuniu líderes da IPB, autoridades da universidade e marcou também o início do segundo semestre letivo
Do Chanceler

CHCM recebe exposição inédita da artista Carolina Vigna
Mostra “Cadernos de Viagem” apresenta obras desenvolvidas durante pesquisa acadêmica na França e propõe reflexões sobre pertencimento, deslocamento e…
Acontece no Mackenzie

Abertura da exposição “Isto é Mackenzie! 140 anos em Higienópolis” relembra trajetória centenária no bairro
Solenidade reúne autoridades mackenzistas e marca o início da mostra que resgata a história e transformação do campus
Acontece no Mackenzie

Pesquisa em Debate: conheça a história de Horace Lane
Atual presidente do IPM, reverendo Cid Caldas, palestrou sobre contribuições do presidente mais longevo
Eventos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa