Cerimônia de abertura do Hackathon da Escola de Engenharia é marcada por inovação
24 de abril de 2024 | Acontece no Mackenzie Atualidades Universidade Campus Higienópolis Destaque
No dia 22 de abril, segunda-feira, aconteceu no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis, a abertura da 3° edição do Hackathon da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O evento contou a apresentação das empresas participantes e seus respectivos desafios.
Para o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, o Hackathon tem conquistado resultados maravilhosos, e isso só aumenta a cada ano que passa. “É o terceiro ano, em sequência, que nós fazemos esse evento. E ele tem sido muito exitoso, porque tem congregado professores, alunos, funcionários, as empresas que nos apoiam”. Vasconcelos destacou sobre ser um momento de muita felicidade e agradeceu cada empresa que está participando desta edição.
O diretor da EE, Marcos Massi, ressaltou a importância do Hackathon para os alunos que visam se aproximar ao mercado de trabalho durante o curso. “O Hackathon é um evento que visa preparar nossos alunos para soluções de problemas, combinando habilidades de trabalho, liderança, inovação e criatividade, além de desenvolver seu conhecimento e habilidades técnicas de forma colaborativa”, disse.
“Nossos alunos que já têm uma teoria, um conhecimento acadêmico em diversas áreas e, nesta terceira edição do Hackathon, trazem para eles desafios, para que possam colocar em prática todo o conhecimento adquirido aqui na instituição”, salientou o capelão universitário, reverendo Gildásio Dos Reis.
Neste ano, o evento conta com a participação de alunos de outras unidades acadêmicas da UPM, como: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Faculdade de Computação e Informática (FCI); Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA); Centro de Comunicação e Letras (CCL); e o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).
Além da participação dos alunos de graduação, os alunos de mestrado e doutorado de Engenharia de Materiais e Nanotecnologia; e Engenharia Elétrica e Computação, também estão presentes, auxiliando nas mentorias das equipes.
O coordenador de Extensão da EE, professor Delmárcio Gomes, apresentou alguns números que mostram o crescimento do Hackathon. “Em 2022, nós tínhamos 11 empresas participantes e 13 desafios, em 2023 passamos para 30 empresas e 32 desafios, e este ano, 2024, estamos com 41 empresas e 41 desafios”.No fim do evento, os representantes das empresas apresentaram seus respectivos desafios. Para ter acesso a todos os desafios e empresas, clique aqui.
Além das autoridades citadas, estiveram presentes na abertura: o pró-reitor de Graduação, Marcos Nepomuceno Duarte; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Cristina Teixeira; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson de Almeida; e diretores de outras unidades acadêmicas.
Notícias Relacionadas

Confira a cerimônia de encerramento do Hackathon de Engenharia 2025
Mais de 30 grupos foram premiados na 4ª edição do evento
Universidade

Promovido pela INOVAMACK e ABEVD, Hackathon da Venda Direta conecta alunos e profissionais na UPM
Com mais de 140 inscritos, o evento buscou inovação, networking e novas oportunidades para estudantes e empreendedores do setor de vendas diretas
Acontece no Mackenzie

Escola de Engenharia do Mackenzie e Stark Bank promovem Hackathon
Evento foi aberto para alunos mackenzistas e de outras instituições
Acontece no Mackenzie

Mackenzie e USP abrem inscrições para FORTEC Sudeste
Evento de Inovação e Transferência de Tecnologia reúne profissionais de diversas empresas relevantes no mercado
Acontece no Mackenzie

Segunda edição do Hackathon internacional está com inscrições abertas
Evento é resultado de parceria do Mackenzie com universidades estrangeiras
Oportunidade

Universidade Mackenzie recebe Missão Acadêmica Canadá-Brasil
Pesquisadores estiveram no campus Higienópolis para conhecer estrutura
Universidade

Começa a 2ª edição do Hackathon da Escola de Engenharia
Evento de abertura contou com palestra sobre importância da aplicação das experiências práticas no ensino
Universidade

Encerramento da Semana de Inovação e Tecnologia premia vencedores do Hackathon
Evento também teve a final do Torneio de Games FCI
Pesquisa e Inovação


Aluno da FCI é finalista em Programa Hackathon MAIS
O aluno da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Raul Tavares Prado teve seu projeto classificado…
---- Rank




