
Alunos do Direito produzem livro que analisa hard cases midiáticos
12 de maio de 2025 | Universidade Campus Higienópolis Destaque
No dia 07 de maio de 2025, no auditório do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), foi realizado o lançamento da obra Anais do Simpósio de Provas e Nulidades no Processo Penal, que reuniu artigos produzidos por 62 anos da Faculdade de direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
O livro reúne resumos expandidos dos alunos, que analisaram hard cases midiáticos, destacando o impacto das provas e o papel da perícia técnica na busca por justiça. “Para a elaboração do livro, foi criado um comitê formado por alunos e estagiários docentes, os quais se reuniram periodicamente para definir as regras, elaboração do edital, prazos de apresentação, regras e temática do simpósio”, explicou o professor da FDir, Fábio Bechara, que coordenou a iniciativa. O projeto ainda contou com apoio da monitora Victória Schwarz Rua, que colaborou na formatação e na revisão das correções feitas pela banca que avaliou os trabalhos.
A ideia do tema surgiu dentro das salas de aula da UPM, após abordar o conteúdo de uma disciplina do sexto semestre, relacionado com a teoria de prova, nulidades e decisões penais. A partir disso, os alunos elaboraram resumos expandidos seguindo a metodologia de produções científicas, mostrando a importância do rigor metodológico e da argumentação consistente.
O projeto, além de um ótimo componente para o currículo, incentivou os estudantes a participarem de uma iniciativa inovadora, que proporcionou o desenvolvimento de competências como trabalho em grupo, organização, gestão de conhecimento, oralidade, pensamento crítico e comprometimento. “A experiência me aproximou ainda mais da pesquisa científica e do universo da docência e da pós-graduação”, contou a aluna, Roberta Cardoso.
A produção do livro, com a ajuda e aconselhamentos dos professores, fortaleceu a confiança, despertou novas possibilidades de carreira, contribuiu para uma construção de identidade acadêmica, conectou os alunos com a UPM e com a função social do conhecimento jurídico.“Foi uma experiência transformadora que certamente vai influenciar minhas futuras escolhas profissionais e acadêmicas”, contou Roberta Cardoso.
Apesar da ideia do livro ter surgido de uma matéria do sexto semestre, produções como essas também podem ser iniciadas por alunos que estão iniciando a graduação, mostrando que é possível participar ativamente da vida acadêmica e contribuir com produções relevantes. "A iniciativa valoriza o protagonismo do aluno, sua autoestima e autoconfiança, estimula a inovação, propicia o reconhecimento e potencializa o impacto do conhecimento”, finalizou o professor Fábio Bechara.
Notícias Relacionadas

Fim da Reeleição? Entenda projeto que muda processo eleitoral no Brasil
Medida levanta debates sobre alternância de poder, governabilidade e o futuro das eleições no país
Direito

Faculdade Mackenzie Brasília oferece assistência jurídica a idosos em situação de vulnerabilidade
Estudantes de Direito colocam em prática conhecimentos sobre Direito Previdenciário
Direito

Direito e saúde: talk show com o Hemocentro promove reflexão e ação social no Mackenzie
Evento reuniu estudantes do ensino médio para debater a importância da doação de sangue e os direitos relacionados à saúde pública
Direito

6º Prêmio de Educação Empreendedora – conheça os projetos campeões
Núcleo de Educação Empreendedora do Mackenzie premia cinco projetos de alunos
Eventos

Encerramento do IV COMAR destaca marcos jurídicos que envolvem a Defesa Nacional
Evento realizado no Mackenzie debateu por dois dias o direito e a justiça militar
Parcerias

Mackenzie chega às oitavas de final na maior competição de Direito no mundo
GEAMack avança no Vis Moot pelo 5º ano seguido e recebe menções honrosas por oratória
Direito

Direito Mackenzie conquista 1º lugar em categoria do VIII Tax MOOT Brazil
Equipe com alunos mackenzistas foi reconhecida pela Melhor Memorial Recorrente
Universidade
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa

