
AEJA Mackenzie se destaca na 17ª Olimpíada Nacional de História do Brasil
20 de agosto de 2025 | AEJA Colégios Destaque AEJA
No primeiro semestre de 2025, a Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie escreveu um capítulo marcante de sua história ao participar, pela primeira vez, da 17ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). O evento reuniu mais de 16 mil equipes em todo o país e teve como tema Informação: produção, circulação, limites e possibilidades, promovendo reflexões críticas sobre a informação, o papel da mídia e sua relação com a construção da memória histórica.
A escola inscreveu a equipe Lótus Carmesim, formada pelos alunos do Ensino Médio EJA Lídia Souza, Luiz Henrique Tollmeneir Cardoso e Samuel de Oliveira Vieira, sob a orientação da professora de História Stella Aguillera Arantes. Concorrendo com escolas públicas, privadas e federais de ensino regular, o grupo avançou até a 4ª fase da competição, com média de 9 pontos, ficando a apenas 129 pontos da classificação para as fases finais.
“O que essa participação nos mostra é que nossos alunos podem e devem competir de igual para igual. Eles têm potencial, capacidade e garra para ir além”, destacou a diretora Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie, Zípora Cruz.
A ONHB desafia os participantes a trabalhar com registros históricos escritos ou visuais, produções artísticas, textos literários, até quadrinhos e grafites. As questões envolvem diferentes níveis de análise, da simples descrição até reflexões críticas que relacionam a história com questões atuais.
Para os estudantes da AEJA Mackenzie, a experiência foi além do aprendizado acadêmico. “Essa oportunidade despertou algo que já estava dentro de nós. Foi um incentivo para continuarmos sonhando e buscando”, afirmou o aluno Samuel.
“Foi muito gratificante ter esse reconhecimento. Uma sensação de orgulho enorme”, completou a aluna Lídia.
A professora Stella Aguillera Arantes, orientadora da equipe, também ressaltou o impacto da participação. “Participar da ONHB nos fez aprender, refletir e perceber que podemos competir com qualquer escola do país. É só o começo”.
Fundada como projeto social em 2009 e transformada em escola em 2015, a AEJA Mackenzie nasceu para atender jovens, adultos e idosos que não concluíram seus estudos no tempo regular. Muitos são trabalhadores, pais, mães, desempregados ou pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em reconhecimento ao desempenho da equipe, os alunos participaram de um encontro com o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Pereira Caldas, o diretor de Educação e Saúde, Luiz Roberto Martins Rocha, e a Superintendente de Educação Básica e Técnica, professora Márcia Cristina Dantas Leite Brás. O momento, inicialmente planejado para a entrega de certificados, se transformou em uma celebração coletiva, com a presença de líderes executivos e colaboradores da instituição.
“Isso não é apenas um projeto educacional, é sobre vidas humanas. A educação não tem limites, e essa conquista mostra que não há barreiras para quem acredita em si mesmo”, afirmou o diretor Luiz Roberto Rocha.
“A AEJA Mackenzie tem ganhado visibilidade, respeito e reconhecimento, demonstrando que nossos alunos têm competência e preparo para competir com o mesmo nível de excelência que as demais escolas. O fato de ser EJA não diminui em nada seu potencial”, reforçou a diretora Zípora Cruz.
“Isso mostra a qualidade do trabalho pedagógico, a excelência e a atualização do currículo. O aluno da AEJA Mackenzie concorre de igual para igual a nível nacional, e isso é bênção de Deus”, acrescentou a professora Márcia Brás.
Para além da certificação escolar, a participação na ONHB reafirma a missão da AEJA Mackenzie de oferecer educação transformadora, promover autoestima, resgatar sonhos e preparar seus alunos para o exercício pleno da cidadania.
O desempenho da equipe Lótus Carmesim não apenas marcou a história da escola, mas também consolidou a AEJA Mackenzie como um exemplo da missão do IPM: formar cidadãos plenos, para a glória de Deus e o serviço ao próximo.
Notícias Relacionadas

Arte, ciência e fé se encontram na 7ª VivArte
Inspirada no tema da UNESCO, mostra explorou as conexões entre luz, tecnologia e criação, destacando o potencial transformador da educação integral
AEJA

MACK+Inclusão reforça missão cristã de acolher e educar com propósito
Evento promovido pelo Sistema Mackenzie de Ensino discutiu práticas pedagógicas e experiências de inclusão
Colégios

Matrículas abertas para o AEJA Mackenzie
Todo o processo de inscrição será feito pelo site do Mackenzie
AEJA

Desafios e possibilidades da inclusão são debatidos nos 10 anos do PROATO
Evento contou com palestra de especialista da Unicamp e homenagens para personalidades que marcaram a trajetória do programa
Chancelaria

Café com Propósito reforça compromisso do Mackenzie com a educação de jovens e adultos
Evento reuniu lideranças de centros de acolhida e casas de apoio para apresentar estrutura da Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie e ampliar parcerias…
Acontece no Mackenzie

Alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie e AEJA conquistam vagas no Vestibular 2025
Estudantes obtiveram aprovações em instituições de ensino de excelência, no Brasil e no exterior
Colégios

AEJA Mackenzie realiza 4ª Mostra Cultural
Evento teve foco nas diversas culturas regionais do Brasil presentes em São Paulo
Acontece no Mackenzie

Exposição da AEJA Mackenzie discute sustentabilidade por meio da arte
Evento solidário também é oportunidade para doar itens de higiene e cuidado pessoal às pessoas necessitadas
Cultura
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa



