
A Bossa Nova volta ao palco do Mackenzie
15 de junho de 2023 | Cultura Universidade Destaque
A Bossa Nova voltou para sua segunda casa. Na noite de quarta-feira, 14 de junho, o auditório Ruy Barbosa foi palco da peça Almanaque Bossa Nova - O Musical, organizado pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
O espetáculo narrou a trajetória do gênero musical 100% brasileiro, que nasceu no meio da brisa marinha do Rio de Janeiro, mas que teve seu momento decisivo em meio ao concreto paulistano: sua canção mais conhecida fez sucesso primeiro em São Paulo antes de conquistar o mundo.
A relação do ritmo com a capital paulista guarda um fato curioso, que envolve diretamente o Mackenzie. A primeira apresentação da Bossa Nova, do grupo que fazia os primeiros shows do ritmo, foi realizada no mesmo palco do auditório Ruy Barbosa, em 1961. Dois anos depois, no dia 14 de junho de 1963, outra apresentação da “turma da Bossa Nova” no Mackenzie marcou de vez o fortalecimento do ritmo nacional.
Depois de 60 anos, o grande público presente no Ruy Barbosa pôde testemunhar a narrativa da trajetória do ritmo, desde os antecedentes, com a criação de fãs-clubes de cantores de jazz, passando pela gênese do ritmo com as primeiras batidas do violão de João Gilberto e pelo momento mais glorioso com a apresentação no Carnegie Hall, em Nova York, até o fim melancólico do movimento após o golpe militar de 1964. “A Bossa Nova saiu da praia e foi atropelada por um tanque militar. As músicas de exaltação da beleza carioca deu lugar às canções de protesto contra o regime que se instaurou”, dizem os atores no espetáculo.
“É um acontecimento para fazermos um show em homenagem à Bossa Nova, no mesmo teatro em que teve o primeiro show do ritmo em São Paulo, quando a Bossa Nova ainda não tinha tanto prestígio”, celebrou o diretor cênico de espetáculo da CAC, Leandro Pacheco.
Durante o musical, foram apresentadas as principais canções da Bossa Nova, como "Chega de Saudade", de João Gilberto; além de "Copacabana" e "Garota de Ipanema", de Tom Jobim; com direito a uma interpretação cômica de "Lobo Bobo", de João Gilberto, por uma dupla de fantoches.
As canções foram interpretadas pelo Coro Jovem Cênico e pela Banda CAC. O musical contou ainda com a participação do Grupo de Teatro 1, mantido pela CAC. "A Universidade continuará investindo em projetos culturais como esse. O nosso coração gosta e sempre pede mais por isso”, prometeu o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.
“Foi uma loucura o processo de montagem. Começamos a montar o texto em janeiro, antes mesmo dos ensaios do Coral. Então a CAC começou a fazer parte da banda. Foi um trabalho feito por muitas mãos, foi um quebra-cabeça que fomos juntando. Então se tornou um espetáculo de muitos fragmentos, assim como um almanaque”, finalizou Pacheco, explicando o nome que o evento carrega.
Notícias Relacionadas

Essas Mulheres: canções de Chico Buarque ganham vida no palco do Mackenzie
Interpretado pelo Coro Jovem Cênico, musical retratou a presença do feminino nas músicas do artista
Cultura

Espetáculo celebra 40 anos do lançamento do álbum "O Grande Circo Místico"
Apresentação também marca celebração de 80 de Edu Lobo, grande nome da música brasileira
Cultura

Não perca a nova apresentação de Almanaque Bossa Nova - O Musical
Espetáculo aberto ao público conta a história do ritmo mais brasileiro de todos os tempos
Cultura

Sociedade Bíblica do Brasil realiza evento no Mackenzie
Igreja e a pessoa com deficiência será tema ministrado por Ely Pietro
Eventos

Homenagem e emoção marcam a primeira audição da ELMMAC
Evento foi organizado para alunos apresentarem os aprendizados musicais
Cultura

Febre Maculosa: entenda o que é e como se prevenir
Especialista aponta que a doença é grave, mas pode ser evitada com alguns cuidados básicos
Atualidades

Antigo Coro Infantil se reúne e canta Milton Nascimento no Notas Musicais
Formado nos anos 1990, grupo se reuniu novamente para canção especial do cantor mineiro
Cultura

Coral Jovem Cênico comemora 20 anos no Notas Musicais
Grupo convoca coristas das antigas e, juntos, interpretam um clássico da música nacional
Cultura

Canção de Villa Lobos é interpretada em nova edição do Notas Musicais
Pianista do Mackenzie interpreta Valsa da Dor, música do compositor brasileiro
Cultura

Coro Jovem Cênico interpreta canção dos Beatles no Notas Musicais
Programa desta terça-feira celebra fundação da banda inglesa
Cultura