Telescópio do CRAAM na Argentina entra na fase final de testes

Aparelho para medir frequências infravermelhas é usado para análises do sol 

17.03.202317h07 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Telescópio do CRAAM na Argentina entra na fase final de testes

O Centro de Radioastronomia e Astrofísica do Mackenzie (CRAAM) está nos ajustes finais para colocar em pleno funcionamento o High Altitude THz Solar Photometer (HATS), um telescópio considerado o primeiro aparelho para medição solar de faixas infravermelhas. O aparelho foi construído em parceria com a Universidad Nacional de San Juan e está localizado na Argentina. O Na Lupa! conversou com o pesquisador do CRAAM, Guillermo Giménez de Castro, para conhecer os detalhes da operação.

O pesquisador explica que o telescópio é o primeiro construído no mundo para investigar diariamente a atividade solar em uma frequência infravermelha média, em 20 micrômetros de comprimento de onda, já que a luz é uma onda eletromagnética. “Esta região do espectro da luz tem sido pouco explorada pelos astrônomos”, aponta Guillermo de Castro. Ele ressalta que o aparelho é um "fotômetro" e registra apenas a intensidade na região espectral selecionada, sem fazer imagens.

A faixa pesquisada está bem abaixo daquela que o olho humano consegue perceber, portanto, só pode ser captada por aparelhos. Os dados coletados pelo centro permitirão uma melhor análise da atividade do sol, principalmente para acompanhamento das explosões solares. “O CRAAM investiga a origem das explosões solares, eventos transientes de liberação de energia repentina numa região compacta da superfície do Sol. Esta região espectral, em particular, nunca foi observada anteriormente”, aponta o pesquisador.

As explosões solares costumam ter pouco impacto no dia a dia na Terra. Mas, à medida que a tecnologia fica mais exposta ao espaço exterior, como comunicações, GPS e outras, esses eventos solares começam a ser importantes. A empresa Starlink perdeu 40 satélites (de 49 lançados simultaneamente) por culpa de uma explosão solar, bastante moderada.

Com o HATS será possível complementar as observações e os dados já produzidos por outros telescópios em comprimentos de ondas diferentes, permitindo aos pesquisadores uma melhor compreensão das explosões solares. “Sempre que se observa uma região espectral nova, aparecem fenômenos novos que interpelam nosso conhecimento anterior. Nós conseguimos algumas respostas em troca de novas perguntas”, afirma Castro.  

A construção do telescópio envolveu uso de tecnologia desenvolvida pelo Mackenzie: a parte eletrônica de leitura e digitalização dos sinais, incluindo sensores de temperatura, além dos softwares de controle, foram montados e desenvolvidos no CRAAM. Outras partes do aparelho foram importadas ou construídas por pesquisadores parceiros.

O HATS fica localizado na Estação Carlos Cesco do Observatório Astronômico Félix Aguilar, na província de San Juan, na Argentina. A escolha do local também foi importante para uma melhor captação dos dados. “As condições no observatório argentino não são encontradas em lugar nenhum do Brasil. A altura (2500m sobre o nível do mar) reduz a absorção atmosférica, tornando o céu mais transparente para essa banda espectral, e o clima desértico garante mais de 300 dias de céu sem nuvens por ano”, explica.

Guillermo de Castro conta que os dados iniciais apontam que o processo de construção está próximo da conclusão. “Foi realizada uma medida da intensidade fazendo uma passagem do telescópio na frente do Sol, chamada de "varredura", que permitiu verificar a qualidade óptica. Por enquanto, são resultados que nos deixam tranquilos de saber que tudo está funcionando corretamente e de acordo com o esperado”, celebra. 

Todavia, um percalço surgiu recentemente: os pesquisadores do CRAAM estão avaliando novas proteções para o telescópio, pois o domo que foi colocado não resistiu aos fortes ventos que atingiram a região. O HATS necessita de uma proteção especial e não pode pegar chuva.  

“Quando estiver pronto o novo domo, faremos a instalação definitiva e começará a fase de comissionamento em que se corrigem erros menores, se desenvolvem os procedimentos de calibração final dos dados, etc”, aponta Castro.

Além do CRAAM e da Universidad Nacional de San Juan, o HATS também foi construído com a colaboração do Instituto de Ciências Astronômicas de la Tierra y del Espacio (ICATE).

Na Lupa! 

om o objetivo de lançar luz à pesquisa científica desenvolvida na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Na Lupa! é um novo quadro de divulgação científica mackenzista. Com tradição em inovar e empreender, a pesquisa é uma das preocupações da UPM, o que coloca a instituição como uma referência no fazer científico. Toda investigação, apuração e verificação desenvolvida na universidade ganha agora um espaço para divulgação.

 


Veja mais