Super Computing 2023: Mackenzie é destaque no maior evento de computação do mundo

 Iniciativa já reuniu mais de 13 mil especialistas nos últimos 35 anos 

14.12.202315h46 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Super Computing 2023: Mackenzie é destaque no maior evento de computação do mundo

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Faculdade de Computação e Informática (FCI) e da Gerência de Tecnologia e Informação (GERTI) participou doSuper Computing (SC2023), o maior evento de supercomputação do mundo, que ocorreu em Denver, entre os dias 12 e 17 de novembro.  

A UPM integrou o showcase do evento, com o intuito de demonstrar a capacidade de transmissão de dados, um aspecto crucial no universo da supercomputação. “Apesar de precisarmos nos desenvolver nesta área, ter o nome da UPM como um player deste showcase, com certeza nos coloca em uma posição de destaque no mundo de supercomputação", destacou a diretora do FCI, Daniela Cunha. 

Essa foi a primeira participação em 35 anos de evento. “Foi um sucesso. Nossa conexão era a mais estável de todas as instituições do estado que estavam participando do experimento”, afirmou o professor do FCI, Calebe Bianchini. 

Segundo o docente, que foi o coordenador interno desse experimento que uniu a FCI e a GERTI, a Universidade terá uma equipe de alunos preparados para participar do SC2024 

O Mackenzie participou junto a renomadas instituições da Research and Education Network at São Paulo (REDNESP), como a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); Universidade de São Paulo (USP); Universidade de Campinas (UNICAMP); e Universidade Federal do ABC (UFABC). 

A parceria entre a REDNESP/FAPESP e universidades paulistas, incluindo a UPM, e a California Institute of Technology (Caltech), estabeleceu um novo recorde de transmissão de dados acadêmicos. A demonstração alcançou incríveis 6.2 Tbps de transmissão conjunta, com as instituições brasileiras contribuindo com 260 Gbps de fluxo total de dados, atingindo picos de 320 Gbps. O experimento utilizou conexões de fibra óptica tanto no Atlântico quanto no Pacífico. 

Para Bianchini, a participação da FCI no SC2023, não só consolida a Universidade como habilitada para usar uma conexão de alta velocidade, mas, demonstra preparo para realizar parcerias e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com a demanda de alto desempenho de forma geral. 

SC2023 
A Conferência Super Computing é um evento anual nos Estados Unidos que cresceu significativamente, atraindo mais de 13.000 participantes nos últimos 35 anos. A conferência reúne uma comunidade diversificada, incluindo pesquisadores, cientistas, desenvolvedores, profissionais de centros de computação, funcionários da indústria, gerentes de programas de agências, especialistas em computação de alto desempenho, redes, armazenamento e análise.