Soft skills: o que significa e a importância no ambiente de trabalho

Entenda a importância do desenvolvimento das habilidades que vão além do conhecimento técnico

16.08.202309h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Soft skills: o que significa e a importância no ambiente de trabalho

O termo soft skills, popular no mercado de trabalho, foi cunhado pelo professor de psicologia, Eric Frazer. Em seu livro “The psychology of Top Talent” (“A psicologia dos grandes talentos”, em tradução livre), o autor traça novas formas de pensar o ambiente de trabalho e a relação com as habilidades profissionais. 

Hoje, a procura por profissionais capacitados em todos os aspectos se tornou cada vez mais recorrente entre os empregadores. Entenda o que são as soft skills e como desenvolvê-las.

O que são soft skills

Soft skills podem ser definidas como um conjunto de habilidades relacionadas aos comportamentos e interações humanas no ambiente de trabalho. As características, em geral, não estão relacionadas diretamente ao cargo, porém, a cada dia, tornam-se vitais em quaisquer áreas de atuação.

Alguns exemplos de habilidades interpessoais são inteligência emocional, ética, empatia, resolução de conflitos e boa comunicação. Em resumo, são habilidades que fazem toda a diferença no dia a dia das empresas.

Em contrapartida, também foi criado pelo professor, o termo hard skills, que pode ser definido como o oposto das soft skills. Habilidades técnicas como conhecimentos de softwares, boa gramática, domínio das ferramentas de trabalho, ou qualquer outro que seja atrelado estritamente ao cargo desejado pode se enquadrar como hard skills.

Mudanças no mercado de trabalho

Com o avanço das novas tecnologias e o mercado cada vez mais competitivo, as empresas  buscam profissionais que apresentem características que vão além do domínio de suas funções. Dados coletados pela ONG especializada em educação America Succeeds destacam que, dentre 80 milhões de anúncios de emprego, dois terços citavam as soft skills como qualificações exigidas.

A procura de habilidades interpessoais por recrutadores intensificou após o período da  pandemia ocasionada pela Covid-19. Durante o período, onde grande parte do trabalho era realizado de forma remota, o interesse em habilidades como comunicação estratégica e adaptação à mudança se tornaram cada vez mais importantes.

Como implementar

Existem diversos benefícios do desenvolvimento da inteligência emocional. Além do estabelecimento de relações amistosas com os colegas de trabalho, as chances de ascender  profissionalmente e ser reconhecido são maiores. 

Para dar o primeiro passo e aprimorar as soft skills, é necessário entender como as atitudes e formas de se comunicar, tanto verbalmente quanto na escrita, afetam não apenas as relações interpessoais, mas, também, o crescimento profissional. 

Uma pessoa impulsiva, por exemplo, pode aprimorar sua capacidade de lidar com situações inusitadas, refletindo a respeito de suas ações, ou em alguns casos, até mesmo procurar ajuda profissional de um psicólogo.  

Líderes imediatos também podem oferecer aos colaboradores feedbacks, além de estimular a participação em cursos preparatórios, leituras e workshops de como se portar no ambiente corporativo, fazendo com que o colaborar cresça e aprimore suas habilidades interpessoais.