Universidade

Semana Acadêmica do CCBS debate reintegração social de mulheres em cárcere

Projeto inter e transdiciplinar foi apresentado para mackenzistas e pesquisadores

22.05.202316h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Semana Acadêmica do CCBS debate reintegração social de mulheres em cárcere

Como parte da programação da Semana Acadêmica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o projeto inter/transdisciplinar Reintegração de Pessoas em Situação de Cárcere foi apresentado para alunos, professores e pesquisadores, na última quinta-feira, 18 de maio, no auditório Escola Americana, campus Higienópolis.

A proposta do projeto é a reinclusão social de sujeitos do sistema prisional brasileiro por meio da educação superior, com foco nas mulheres com ensino médio em situação de cárcere. Segundo a professora Ana Lúcia Vasconcelos, o projeto é inter/transdisciplinar porque vai além das disciplinas que se relacionam entre si.

“Alunos da Psicologia acabam aprendendo sobre Direito, Administração, Contabilidade, em um projeto integrador de conhecimentos. Todas as áreas podem abrir suas ações para a reinclusão social”, afirmou Ana Lúcia.

Com a abordagem inter/transdisciplinar é possível sustentar com fundamentos; possibilitar estratégias institucionais; e assegurar a estrutura acadêmica para a intervenção. “Fazemos a ponte entre educação e trabalho, para que no regime semiaberto, as mulheres possam conseguir a liberdade e, nessa liberdade, conseguir a dignidade social”, disse a professora.

“Trabalhamos com mulheres porque elas têm maior escolariedade média, menos periculosidade e têm um fator adicional que se relaciona com a confessionalidade da instituição: quando existe uma mulher encarcerada, existem filhos. A grande maioria tem filhos, que ficam descobertos do cuidar. Quando conseguimos ajudar uma mulher a sair dessa situação, estamos ajudando uma família inteira”, explicou a professora Patrícia Tuma Bertolin, integrante do projeto. 

Em sua saudação, o diretor do CCBS, Jan Carlo Delorenzi, falou sobre a escolha da apresentação do projeto fazer parte da programação macro da Semana Acadêmica. “O tema que permeia a semana é a saúde mental e pensamos quantas oportunidades como essa são molas propulsoras para a melhoria da qualidade de vida de uma população específica, mas também para quem atua no projeto”, afirmou o diretor.

Participaram do evento a superintendente da Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel (FUNAP), Eunice Rosa Godinho, representado o diretor executivo da FUNAP, Mauro Lopes dos Santos; o coordenador de Carreiras Acadêmico Profissional, professor Enzo Banti Bissoli, representando a pró-reitora de Graduação da UPM, Janette Brunstein; o coordenador de Educação Continuada da UPM, professor Fábio Ferreira Durço, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM, Felipe Chiarello; o capelão universitário, reverendo Gildásio Barbosa dos Reis, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; e as coordenadoras de Filantropia e Beneficência, Diana Salazar, e de Bolsas de Estudos, Marcilene Feital, ambas da Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).