Atualidades

Projeto de professor mackenzista conquista prêmio de Design

Premiação coroa ideia de desenvolvimento de embalagens para economia circular

10.01.202318h14 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Projeto de professor mackenzista conquista prêmio de Design

O professor Carlos Marcelo Campos Teixeira, do curso de Design, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie), conquistou o prêmio Design for a Better World Award 2022, que valoriza soluções que impactam de forma positiva a sociedade em busca de um mundo melhor, por seu projeto chamado Cazoolo. O projeto contou com a participação de duas alunas mackenzistas. 

"Ficamos felizes em assinar mais esse ambiente de sucesso, que reflete valores muito à frente do tempo e que, mais uma vez, chancela a senioridade e reconhecimento internacional de nosso processo de projeto, que há mais de 30 anos vem auxiliando uma série de empresas no Brasil e exterior a ocupar um posicionamento de excelência dentro de seus segmentos”, aponta o professor.

O escritório do professor, o Studio Marcelo Teixeira, em parceria com a CBA-B+G, criou o Cazoolo, o primeiro Centro de Desenvolvimento de Embalagens para Economia Circular do Brasil, em um processo colaborativo para a empresa Braskem. A ideia é promover melhorias em toda a jornada de embalagens, desde a sua concepção até o pós-consumo, para acelerar o desenvolvimento e ajudar as empresas a alcançar as metas dos compromissos de embalagens assumidos para os próximos anos.

“Cada detalhe fora desenvolvido cuidadosamente a partir do grande mote do século XXI, a cultura da colaboração, e o mais interessante é que esse super centro criativo, que vai revolucionar o desenvolvimento de embalagens daqui para frente, nasce duplamente validado, pois sua operação, que será oferecer serviços orquestrados pelos princípios e valores do Design como Estratégia, são os mesmos utilizados durante o processo de concepção do ambiente”, explica o professor Teixeira.

O projeto contou com a participação de duas alunas da FAU, que são estagiárias no Studio: Luciana Ortega e Stephanie Joy, além dos arquitetos Lygia Magalhães e Marcelo Shibata, que coordenaram o projeto.

Para o professor, a premiação com a participação ativa de mackenzistas evidencia a qualidade dos cursos da UPM em formar profissionais de excelência, que são habilitados para atuar em um mercado muito exigente. “Isso se dá pelo altíssimo nível do corpo docente, que é composta por renomados profissionais, com vasta atuação e experiência aplicada, comprovada no Brasil e exterior”, finalizou o professor.  

O Design for a Better World Award 2022, é uma premiação que valoriza soluções que impactam de forma positiva a sociedade em busca de um mundo melhor. O prêmio teve o foco em seis áreas principais: Design; Design Gráfico, Design Digital e UX/UI; Comunicação On e Off Line; Arquitetura & Construção; Cidades e Conceito. Todas as soluções foram avaliadas sob três verticais: DESIGN, avaliados pontos como: estética, forma, função, contexto de uso e experiência e público-alvo. INOVAÇÃO, originalidade da solução proposta, grau de elaboração e complexidade, diferenciação, viabilidade econômica, viabilidade ambiental, grau de solução de problemas e competitividade. E, por fim, IMPACTO sob o aspecto do ciclo de vida, material, produção, consumo, logística e Uso e impacto social.