Eventos

Nutricionista do Palmeiras participa de Aula Inaugural no Mackenzie

Mirtes Stancanelli, referência em nutrição esportiva no Brasil, compõe a comissão técnica do time

27.03.202317h14 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Nutricionista do Palmeiras participa de Aula Inaugural no Mackenzie

No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, o curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou a Aula Inaugural com a nutricionista do Palmeiras, Mirtes Stancanelli, no auditório Escola Americana, campus Higienópolis.

O tema da palestra Área Esportiva e a Intervenção do Nutricionista proporcionou aos alunos o entendimento das etapas do atendimento nutricional para atletas de alta performance e da importância da alimentação para que musculatura e órgãos possam suportar a carga intensa de treinos e sejam mais resistentes em lesões.

“Importante gerar mais compreensão aos jogadores para que o trabalho faça mais sentido e, consequentemente, alcance os objetivos traçados”, disse Stancanelli.

Para a professora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM e responsável pelo evento, Ana Paula Bazanelli, a presença de Mirtes Stancanelli foi de extrema importância, pois ela é uma das maiores especialistas em nutrição esportiva no Brasil, com 30 anos de experiência em performance no futebol.

Além da fala sobre o papel do consumo alimentar para uma boa performance, a professora Ana Paula destacou outra contribuição de Stancanelli: “Como é importante o estudo constante para aprimorar o conhecimento. O trabalho deve sempre ser respaldado em condutas com embasamento científico”.

Desafios enfrentados pelas mulheres  

Foi pontuado por Stancanelli que “toda a estrutura do futebol masculino foi construída para comportamentos masculinos”. Diante desse cenário, as mulheres que trabalham com nutrição esportiva enfrentam desafios relacionados ao gênero e expectativas sociais, que vão desde a entrada nos vestiários até a tomada de decisão. 

Segundo a professora Bazanelli, algumas mulheres podem pensar que há menos oportunidades na área, principalmente em cargos de liderança ou em equipes esportivas masculinas. “Elas podem enfrentar preconceitos em relação a capacidade de serem autoridades em uma área dominada por homens”, comentou. 

Porém, com a mulher sendo colocada e também se colocando no futebol masculino, o cenário sofre mudanças positivas, de acordo com Stancanelli. “A estrutura só precisa entender, e está entendendo, que as mulheres existem”, finalizou a nutricionista do Palmeiras.